Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de julho de 2014

Com imunidade mais baixa, quem é transplantado deve redobrar cuidados no inverno

É importante que transplantado esteja com todas as vacinas em dia
Medicamento para impedir rejeição diminui defesas do sistema imunológico e risco de contrair resfriados e gripes aumenta 

Com a chegada do inverno, os cuidados com a saúde de pacientes transplantados devem ser redobrados para evitar o surgimento de doenças graves (veja dicas abaixo). O alerta é do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

A preocupação neste período de baixas temperaturas deve ser maior, pois os medicamentos utilizados para evitar a rejeição do órgão transplantado reduzem as defesas do sistema imunológico. Com isso, os riscos de contrair doenças como resfriados, gripes e até pneumonia aumentam.

A médica hematologista Leila Perobelli, coordenadora dos transplantes de medula óssea do hospital estadual, explica que atitudes simples podem prevenir as infecções. “Evitar aglomerações em ambientes fechados, lavar as mãos e manter utensílios da casa e trabalho sempre limpos podem diminuir as chances de evitar infecções graves,” ressalta a especialista.

Carlos Baía, hepatologista e coordenador de transplantes de fígado da unidade, também enfatiza que, após um ano o transplantado deve receber novamente todas as vacinas, incluindo a do vírus da gripe. “Porém, as vacinas variam conforme cada caso e, para isso, o paciente terá que consultar seu médico para receber as indicações”, observa.

Principais cuidados que os transplantados devem ter no inverno:

- Afaste-se de pessoas que estejam com sintomas de gripe.

- Lave as mãos com água e sabão ao entrar em sair de locais públicos como metrô, ônibus, restaurantes. Repita o gesto em todos os ambientes, no trabalho ou em casa diversas vezes ao dia;

- Alimente-se bem, adotando uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

- Ao sentir-se resfriado, procure um médico com urgência. Evite que a doença fique mais forte ao longo dos dias.

- Procure evitar lugares com grande concentração de pessoas em lugares fechados, como ônibus, metrô, cinemas etc.

- Evite ambientes climatizados. Tanto no trabalho como em casa, evite o uso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado.

- Procure hidratar-se bem, ingerindo água e sucos de frutas.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário