Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de julho de 2014

Como o corpo dos jogadores reage às diferenças climáticas

Jogadores da Itália pedem pênalti em lance do duelo contra a Inglaterra em Manaus
Umidade e temperatura alta deixaram times no limite em Manaus, com queda de rendimento e maior risco de lesão

Um dia em Manaus, com clima quente e úmido, outro no calor arretado da litorânea Natal e o terceiro jogo na baixa umidade de Brasília. Isso para ficar só em um exemplo. Muito mais do que a quilometragem que as seleções precisaram percorrer na primeira fase da Copa, foi a alteração de clima uma das maiores dificuldades apontadas pelos jogadores. Especialistas ouvidos pelo iG concordam que a justificativa dada por muitas equipes eliminadas tem fundamento, mas não é para tanto.  

Os jogadores italianos já começaram a Copa reclamando do clima. “É um calor infernal”, disse o meio de campo Andrea Pirlo após o jogo de estreia contra a Inglaterra, em Manaus. Os termômetros registraram 32°C e a umidade do ar era de 80% no dia em que a seleção italiana estreou ganhando da Inglaterra por 2 a 1. Os outros jogos da seleção italiana foram em Recife e Natal, quando foi eliminada.

“O problema não está nas altas temperaturas, mas na umidade, que aumenta a sensação de calor. Isso interfere no desempenho dele”, explica o médico e professor da Unifesp, Fernando Baldy dos Reis. “Eles estão jogando no limite, mas até mesmo por causa do preparo físico que têm, eles se acostumam com a sensação térmica sem muito sofrimento", comenta.

O fisioterapeuta Marcel Sera alerta também para o risco maior de lesão que a combinação de alta temperatura e alta umidade do ar pode resultar. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o corpo aquece e sobrecarrega os mecanismos de resfriamento, exigindo aumento do gasto de energia do corpo. “Isso faz crescer o desgaste muscular dos jogadores. Com a fadiga, a reação natural é que o músculo se contraia, ficando mais difícil de exercer a função e aumentando o risco de lesão”, diz.

Mesmo com as equipes jogando no limite, as disputas na temida Arena Amazônia renderam bons espetáculos. Não teve corpo mole. O jogo entre a Inglaterra e a Itália está entre os melhores da Copa até agora. O empate de EUA e Portugal também foi emocionante, com gol nos acréscimos.

Reis explica que a temperatura ideal para a prática de esportes é 25ºC com umidade baixa, pois como a temperatura corporal dos jogadores é de 36ºC ou 36,5ºC a diferença de 11ºC facilita a troca de calor. “Com mais de 35ºC de temperatura ambiente, o corpo não troca calor com o ambiente. O jogador pode passar mal e até desmaiar. Lá nos países árabes é que vai ter problema, pois a temperatura vai ser maior que a temperatura corporal dos jogadores”, diz

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário