Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ioga ajuda no tratamento de hanseníase

A ioga é uma técnica milenar proporciona o equilíbrio do corpo e da mente. Agora, médicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo estão usando a arte como aliada no tratamento da hanseníase.
 
A secretaria implantou projeto-piloto para a realização da atividade com pacientes do seu Centro de Referência Metropolitano para Hanseníase, na região central da cidade.
 
Nas tardes de sexta-feira, uma médica dermatologista com especialização em ioga coordena um grupo de aproximadamente 10 pacientes, que realizam as atividades por uma hora.
 
“A hanseníase, em alguns casos, é altamente incapacitante. Por isso a ioga tem ajudado na reabilitação desses pacientes e no resgate da auto-estima. Além disso, o convívio em grupo é importante para a troca de experiências de vida”, afirma Carlos Tadeu Maraston Ferreira, diretor do centro de referência.
 
As pessoas que participam do grupo sofrem com problemas graves causados pela hanseníase e tiveram complicações relacionadas ao tratamento ou à própria doença, como mãos em garrote, deformidades nos pés ou alterações de visão, entre outras.
 
 
Com a ioga, os pacientes exercitam a concentração, respiração e o domínio corporal e emocional. Além disso, fazem alongamento para melhorar a musculatura e realizam técnicas de relaxamento para aliviar a dor.
 
Mensalmente o centro atende cerca de 400 pacientes da capital e Grande São Paulo. A unidade é especializada em atendimento de casos mais complexos de hanseníase, que normalmente não são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde municipais. Realiza, também, o trabalho de esclarecimento diagnóstico para casos de difícil detecção, além de curativos e distribuição de medicação específica.
 
No total são 17 profissionais atuando no centro, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. Além das aulas de ioga, a unidade organizou um grupo de geração de renda, que ensina pacientes a confeccionarem artefatos como bijuterias e bordado para venda.
 
As informações são da assessoria de imprensa da secretaria.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário