Estudo sugere que mulheres que nasceram prematuras têm mais chance de complicações na própria gestação |
Pesquisadores do Quebec compararam as gestações de 7.405 mulheres que haviam nascido antes da 37ª semana de gestação com 16.714 nascidas a termo.
O estudo foi publicado online na semana retrasada no periódico Canadian Medical Association Journal e analisou três complicações comuns da gestação: diabetes gestacional, hipertensão na gravidez e pré-eclâmpsia - os sintomas da pré-eclâmpsia são pressão arterial alta, inchaço e perda de proteína pela urina.
A porcentagem de mulheres com pelos menos uma complicação na gestação aumentava ao mesmo tempo em que diminuía sua idade gestacional ao nascer. A probabilidade de ter uma ou mais complicações era 14% maior para as mulheres nascidas entre a 32ª e a 36ª semana de gestação e quase dobrava para as nascidas antes da 32ª semana em comparação com as participantes nascidas a termo. A diferença perdurou mesmo após terem sido levados em conta idade e estado de saúde da mãe e tamanho do feto para a idade gestacional, entre outros fatores.
Qual o conselho para a mulher que nasceu prematura e planeja ter um filho?
"É importante não ser alarmista", afirmou a Dra. Anne Monique Nuyt, autora sênior do estudo e professora adjunta de pediatria da Universidade de Montreal. "Vá em frente e inicie sua família. Toda assistência pré-natal já submete a paciente aos exames para essas doenças, mas esse estudo talvez leve a um acompanhamento mais rigoroso."
Fonte iG
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário