Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de julho de 2011

Remédios antigos - Aspirina Bayer




10/10/1897 – Dores de cabeça, muscular, resfriado. Com certeza você já deve ter tido, caso não tenha tido você deve ter morrido e por isso não estará lendo este post.
Pois se você está vivo e teve dores de cabeça, você deve ter visto que hoje existem no mercado inúmeros remédios para sanar seu sofrimento. O que você, talvez, não saiba é que um deles, a aspirina, foi inventada graças ao químico alemão chamado Felix Hoffmann.

Foi em  10 de outubro de 1897, que Felix conseguiu sintetizar o princípio ativo da aspirina, o ácido acetilsalicílico, que é um anti-inflamatório eficaz no alívio da dor, febre e inflamação. A primeira cobaia de Felix foi seu pai, que sofria de artrite. Felix medicou o pai, que sentiu alívio em suas dores. Em 1900 a fórmula foi patenteada e em 1903 a Bayer começou a comercializar o produto.

Ah, Felix também foi o responsável por sintetizar a heroína!


2 comentários:

  1. Segundo consta, Hoffmann também foi o criador do LSD, na tentativa de criar a aspirina, creio eu...

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, obrigado pela visita do blog.

    ResponderExcluir