Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de julho de 2011

Laser nos estádios, uma brincadeira perigosa

O raio laser disparado pelas torcidas diretamente no rosto dos jogadores não prejudica apenas o desenvolvimento da partida. O raio de luz colorida, já fotografado em vários estádios neste início da copa América, pode prejudicar de forma irreversível a visão dos jogadores e de quem mais seja atingido pelo laser na região dos olhos. Quem alerta é o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).   
Segundo Canrobert, ao atingir o olho humano, o raio laser , a depender do tempo de exposição aos olhos, pode causar lesão irreversível dos neurônios de retina, “especialmente o laser de luz verde que é 60 vezes mais potente que o vermelho". O laser é uma luz com alta concentração de energia, que não se espalha com a distância alcançada. O médico explica que, se essa luz atinge os olhos por pouco tempo, ofusca e pode causar cegueira temporária com recuperação lenta. Os torcedores estão disparando a luz contra goleiros e artilheiros nos momentos cruciais da partida. Contudo, se uma pessoa olhar para um feixe de raio laser verde por 60 segundos, por exemplo, haverá morte de neurônios da mácula, com lesão permanente de área nobre da visão. “A retina é frágil e seus neurônios não se recuperam”, frisa.


Nos Estados Unidos, uma lei para considerar crime o uso de aparelho laser a bordo de um avião está em elaboração no Congresso. De acordo com agência de notícias France Presse, a brincadeira provocou mais de 2.800 incidentes no ano passado protagonizados por pilotos em todo o mundo, o dobro em relação a 2009 e quase dez vezes mais que em 2005, segundo números da Aviação Federal Americana (FAA). Na Austrália, o uso do laser verde acima de 1mW é proibido desde 2008 por ser considerado perigoso para aviação e “arma” proibida. Enquanto a Holanda, Suécia e Reino Unido já possuem regras bem definidas para o uso do laser verde, no Brasil, a cada dia, torna-se mais fácil comprá-los e mais comum seu uso nos campos de futebol sem nenhum controle ou legislação. De fácil acesso no varejo, as ponteiras de laser, úteis para diversas situações como apresentações, aulas e palestras, necessitam de critérios em seu uso para não se tornarem um problema de saúde.   


Fonte Saúde para todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário