Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de julho de 2011

Portugal: A Politica da Venda de Medicamentos

Recentemente saiu uma notícia no Diário de Noticias que informava que no ano transacto foram gastos mais de 3 mil milhões de euros nas Farmácias portuguesas, segundo fonte do Instituto da farmácia e do Medicamento. Paralelamente a esta situação o mesmo jornal transmitia que Portugal pagou em Badajoz dois milhões de euros por realização de partos.
Questiono, para quando uma visão politica que aplique a verdadeira importância da prevenção primária, no contexto dos cuidados de saúde. Ou seja, em palavras simples, para quando um investimento na prevenção da doença e não só no tratamento da doença. Verificamos que na grande maioria da população adulta/idosa existem doenças cardiovasculares, pneumonares, renais, …
 
Para os Enfermeiros, penso que é claro que a prevenção iria gerar ganhos elevadíssimos se fosse aplicada de forma continua, planeada, com objectivos, seguindo a análise de indicadores/resultados,… Porque não sermos claros perante a comunicação social e se fazer estudos neste sentido. Aquilo que se observa, é que vivemos perante a necessidade da grande maioria da população tomar medicação (e serem polimedicados) e é claro que existe muitas pessoas que ganham com isso, mas nem o estado, nem a população ganha. Quando observo que amanha o Tema do programa de televisão “Prós e Contras” será o Estado da saúde em Portugal, penso que da parte dos representantes da OE (que estarão presentes), muita coisa se poderia esperar e seria importante darem uma achega nestes contextos.
Por outro lado, o facto de termos de pagar em Badajoz para serem realizados os partos lá, demonstra que continuamente, não investimos no nosso país e que algo vai mal…

Fonte Saudeeportugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário