Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 10 de julho de 2011

Descubra mitos e verdades sobre o café

Café vicia? Criança pode tomar? Nutricionista desvenda algumas dúvidas sobre a bebida, famosa entre os brasileiros

No ano passado brasileiros bateram recorde no consumo de café, foram cerca de 81 litros por pessoa / Foto: Hidden/Stock.xchngO famoso cafezinho é uma das bebidas mais consumidas no país e o Brasil bateu seu recorde de consumo no ano passado, com média de 4,81 kg, por brasileiro, cerca de 81 litros por ano. O índice foi o maior em 45 anos, segundo levantamento da Abic (Associação Brasileira do Café). Mas, afinal, o café faz bem à saúde?

De acordo com a nutricionista funcional Giovanna Arcuri, antigamente havia dúvidas sobre os benefícios da bebida para o organismo, mas agora existem estudos que mostram que ele faz bem. “O café é um antioxidante que ajuda na prevenção do Mal de Alzheimer e também colabora para a aceleração do metabolismo, por causa da cafeína”, explica.

“Antes o café era considerado um vilão, um alimento ruim, hoje estudos comprovaram o contrário, que tem benefícios, mas claro que tudo é com moderação”, ressalta.

A nutricionista desvenda ainda mais alguns mitos e verdade sobre o café.

Café tira o sono?


Verdade. O café tira o sono porque tem a cafeína, que é um acelerador de metabolismo. Ele aumenta os batimentos cardíacos e deixam a pessoa mais agitada. Mas isso também vai da sensibilidade de cada um, tem pessoas que são mais sensíveis a esse tipo de substância e sentem mais esse efeito, mas outras não.

Café vicia?
Verdade. Para algumas pessoas ele traz um bem estar e trazendo esse bem estar a pessoa que ingere a bebida quer ter essa sensação o tempo todo. Por isso, a ingestão da bebida em excesso é prejudicial.

Criança não pode tomar café?

Mito. Há estudos atuais que dizem que é importante que as crianças que vão a escola pela manhã tomem uma xícara de café, porque assim elas ficam mais atentas. Entretanto, a quantidade equivalente é de duas xícaras por dia e nunca puro, sempre diluído no leite.

Café dá gastrite?

Mito. Na verdade o que pode levar à gastrite é a quantidade e forma que é ingerido. Não é o café em si. Como ele tem a cafeína e algumas pessoas acabam tomando demasiadamente com estomago vazio, a substância acaba irritando a mucosa do estomago e levando a uma corrosão, o que acaba abrindo uma gastrite.

Todo mundo pode tomar café?

Verdade. Entretanto, as pessoas que são hipertensas devem tomar cuidado e ter mais controle da quantidade, pois o café acelera o batimento cardíaco.

Há quantidade ideal para ser ingerida por dia?

Verdade. Tudo em excesso faz mal. Quatro xicaras de café por dia é considerada uma quantidade positiva, por ser um antioxidante bom para a saúde. Fora isso pode ser excesso.

Não se deve tomar café à noite?

Verdade. Como ele nos deixa mais agitados e tira o sono, o ideal é que seja ingerido até às 18h. Passou disso pode prejudicar um pouco a noite de sono. Esse [18h] é um horário considerado bom porque nessa hora a maioria das pessoas fica sonolenta, já que está anoitecendo. Então, o café ajuda até a hora de dormir, mas esse horário é o limite.
Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário