Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Depois daquele infarto

Como vive o coração pós incidente cardíaco e por quais motivos a maioria dos pacientes não muda o comportamento de risco

Médicos precisam ser parceiros de seus pacientes


O comprometimento em manter uma alimentação saudável, controlar o diabetes, o colesterol e eliminar o sedentarismo dura, em média, um mês. É o que os médicos costumam chamar de postura reativa ou eufórica, que procede ao susto, mas se perde quando o paciente volta à rotina. O drama da "quase morte" fica limitado ao passado.

Duas histórias mostram que a dificuldade em mudar de vida, quando o coração volta a bater tranquilamente, não representa apenas descompromisso ou negligência com a própria saúde. Especialistas avaliam que a falta de cuidado com o coração recuperado é responsabilidade também dos cardiologistas, hospitais e da família. A segunda chance para os cardíacos precisa ser um pacto que envolve bem mais do que o infartado e seu músculo cardíaco. Veja o especial:

A reincidência de eventos trágicos, quando se trata de saúde, depende pouco da sorte ou do azar. A saúde individual, embora carregue heranças genéticas imutáveis, é formatada por atitudes. Depois de sofrer uma parada-cardíaca, porém, a grande maioria dos brasileiros não muda o comportamento de risco. Continua vinculada aos mesmos vilões que adoeceram o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário