Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Posto de Coleta do Leite Humano garante amamentação às crianças de risco do Hospital Santa Genoveva

Um projeto inovador desenvolvido pela nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética e do Lactário do Hospital Santa Genoveva, Claudia Mara Gomes, tem garantido qualidade de vida a bebês prematuros ou que por alguma deficiência ou complicação precisam ficar internados no Hospital após o parto.

Trata-se do Posto de Coleta do Leite Humano, nome dado ao projeto que se transformou, há um ano, em um posto de coleta de leite humano. Além de processar e analisar o leite materno, o projeto visa incentivar o aleitamento e ao mesmo tempo promover ações de apoio à amamentação, com atividades assistenciais e educativas. Cláudia Mara explicou que o leite coletado das mamães que tem filhos no Hospital Santa Genoveva é pasteurizado em parceria com o banco de leite da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) quando o volume é grande.

A lactente é acompanhada por uma profissional capacitada em estimular tanto a amamentação do bebê no seio da mãe, quanto na coleta do leite. A sucção é realizada com a utilização de uma bomba elétrica. O leite retirado é armazenado nas condições e temperaturas adequadas e, em seguida, oferecido na medida certa ao bebe de acordo com a prescrição médica.

Não é novidade pra ninguém que o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes que garantem o desenvolvimento do bebê. “Por isso, não medimos esforços para que as mamães recebam todas as orientações necessárias para a coleta do leite. Esse trabalho é realizado por uma profissional que presta todo auxílio em domicílio ou até por telefone, quando necessário. Todo esforço é para que o bebê seja amamentado no peito ou através de um copinho até o sexto mês de vida”.

A coordenadora ressaltou ainda que no caso de óbito, o leite armazenado, é doado com autorização da lactente às crianças de risco, para complementar o leite da própria mãe.

Fonte Revista Hospitais Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário