Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bruxismo pode ser termômetro psicológico

Intimamente ligado às emoções, bruxismo causa dor de cabeça e outros problemas


Dores de cabeça durante o sono, ao acordar ou durante o período da manhã somadas à sonolência diurna são sintomas frequentemente citados em consultórios médicos. Porém, muitas vezes, analgésicos e outros remédios não atacam a verdadeira causa do problema, que só é resolvido no consultório de um dentista.

O bruxismo – termo usado para quem, involuntariamente, range os dentes durante o sono – é um distúrbio que atinge homens e mulheres de qualquer idade, sendo mais frequente no início da adolescência e fase adulta. Além de desgastar os dentes e provocar uma série de transtornos para a saúde bucal, o hábito pode desencadear as dores de cabeça.

— O esforço da mandíbula feito durante a noite causa o mal estar, que pode se estender durante todo o dia seguinte — explica Eduardo Rollo Duarte, especialista em odontologia do sono.

O dentista explica que, durante o sono, a pessoa pode apertar os dentes ou esfregá-los com força, causando uma fadiga muscular e desgaste dos dentes, decorrente da constante pressão que eles sofrem. Todo este processo também pode causar inflamação e inchaço na gengiva. O ranger de dentes ou a excessiva pressão da mandíbula é sinal de que algo não está certo nos hábitos do paciente.

— O problema pode ser resultado de alguma pressão emocional. O ideal é diagnosticar o problema o quanto antes para que ele não vire um distúrbio crônico, muito mais difícil de se resolver — alerta Duarte.

Fatores desencadeadores

:: Ansiedade e estresse

:: Fumo

:: Causas psicológicas, como traumas ou acidentes

:: Distúrbios do sono como ronco e apneia

:: Fatores neurológicos, como o aumento da adrenalina

:: Fatores externos, como medicação como antidepressivos

:: Uso de drogas, álcool e cafeína

Formas de prevenir

:: Evite bebidas alcoólicas em excesso, cigarros e drogas

:: Diminua a ingestão de cafeína, refrigerante, chocolate e chá preto, sobretudo à noite

:: Evite exercícios intensos, tanto físicos quanto mentais, de 2h30min a 3h antes de dormir

:: Tente dormir em um ambiente tranquilo e com temperatura e iluminação agradáveis

Como resolver o problema

:: O primeiro passo é reconhecer o problema e procurar um dentista, que indicará o melhor tratamento. O profissional deve fazer um check up da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita.

:: Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados, se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao problema.

:: Fechar bem a boca também é outra forma de evitar o bruxismo. Próteses mal feitas, dentaduras e implantes devem revisados.

:: Outra opção é a utilização de placas de acrílico na arcada dental durante a noite, que diminuem o atrito entre os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário