Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Técnica cria tecido para uso médico capaz de prevenir infecções hospitalares

 
Abordagem aumenta durabilidade de elementos antimicrobianos sobre o tecido, mantendo-os presentes mesmo após 70 ciclos de lavagem
 
Cientistas da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, descobriram uma maneira de melhorar as propriedades antimicrobianas de tecidos para uso médico.
 
A técnica, que consiste em um pré-tratamento enzimático combinado com deposição simultânea de nanopartículas e biopolímeros sob irradiação ultrassônica, é usada para criar tecidos antimicrobianos completamente estéreis que ajudam a prevenir infecções hospitalares.
 
Infecções hospitalares, definida como infecções que não estão presentes no momento da admissão do paciente continuam a ser um problema significativo para os hospitais.
 
Para ajudar a combater esse problema crescente, o pesquisador Tzanko Tzanov e seus colegas utilizaram enzimas que melhoram a adesão de nanopartículas antimicrobianas ao tecido sob irradiação ultrassônica.
 
Ao aplicar estas enzimas, os investigadores aumentaram a durabilidade das nanopartículas sobre o tecido a um grau tal que se mantenham presentes mesmo após 70 ciclos de lavagem.
 
A pesquisa abre o caminho para a produção de tecidos com propriedades antimicrobianas que são totalmente eficazes. A eficácia do tratamento antimicrobiano também foi impulsionada pela incorporação nos materiais de tecido híbridos, que combinam os componentes orgânicos e inorgânicos (zinco e nanopartículas de quitosano). Além de eliminar qualquer bactéria presente, estes materiais prevenem o crescimento de novos micróbios.
 
Dois protótipos agora estão sendo usados para a fabricação de tecidos e roupas hospitalares. Os tecidos produzidos estão sendo testados atualmente em um hospital em Sofia, na Bulgária, e os resultados obtidos têm sido muito positivos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário