Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Santa Casa de Barra Mansa (RS) tinha 36 funcionários irregulares

Fiscalização realizada em agosto pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Ministério Público havia constatado que 36 pessoas exerciam ilegalmente a profissão na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde uma aposentada morreu na semana passada após suposto erro de uma técnica de enfermagem.
 
Os funcionários tinham registros provisórios e não definitivos, como exige o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
 
Na última quinta-feira, o conselho regional recebeu da Santa Casa o nome da técnica de enfermagem suspeita de ter injetado sopa na veia da aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, na noite de domingo. Ilda estava internada desde o dia 27, após ter sofrido um derrame cerebral.
 
O hospital afirma que a morte não tem relação com a troca de sondas, ocorrida 12 horas antes - a alimentação, que deveria ter sido injetada pelo nariz para seguir até o estômago por um tubo, foi colocada na veia da paciente. O erro foi denunciado por parentes.
 
O laudo da necropsia, que deve apontar a causa, só fica pronto em um mês. A aposentada sofreu convulsões e embolia pulmonar.
 
A Santa Casa foi notificada pelo Coren-RJ a apresentar até segunda-feira a documentação referente ao atendimento. “
 
Agora vamos iniciar o procedimento para comprovar se de fato houve erro e se ele contribuiu para a morte”, disse a coordenadora de fiscalização do Coren-RJ, Ana Tereza Souza. Segundo o Conselho, havia apenas 1 enfermeiro supervisor para todo o hospital, que tem 200 leitos, e 3 técnicos de enfermagem de plantão no domingo.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário