Foto: Edu Fortes/AAN Ipem analisou rolos de papel higiênico |
As incorreções foram constatadas nas marcas Perfipel e Star Paper. Dos
quatro rolos analisados na segunda, três apresentaram incorreções. Um rolo da
linha branca da marca Perfipel, por exemplo, era vendido no mercado com 149
metros a menos, ou seja, praticamente a metade da metragem anunciada.
Outro rolo da mesma marca, mas da linha luxo, tinha 70 metros a menos. No
rolo branco da marca Star Paper, a diferença foi de 93 metros. Não foi
constatada irregularidade em rolo da marca Mid Roll. De acordo com Rogério
Nogueira da Silva, especialista em metrologia e qualidade do órgão, os testes
também avaliaram a largura dos rolos (que saem da fábrica com dez centímetros),
mas não constatou incorreções no quesito.
Multa
Multa
O delegado regional do Ipem, Cleodimar Fonseca do Amaral, disse que as
empresas envolvidas serão autuadas, e terão dez dias para apresentar a defesa no
processo judicial que vai estipular o valor da multa pelas irregularidades.
A operação de fiscalização aconteceu, simultaneamente, nas quatro delegacias do Ipem na Capital e nas 13 do Interior. Os fiscais constataram que 17, dentre 43 marcas de papel higiênico vendidas no Estado, tinham rolos com cumprimento menor que os informados nas embalagens.
A intensificação da operação — que é realizada durante todo o ano — fecha o
cerco contra as irregularidades. Em 2013, a mesma operação apontou que 18 das 55
marcas de papel higiênico analisadas estavam irregulares, ou seja, 32,73% dos
produtos tinham medidas diferentes das indicadas. No caso de produtos
pré-medidos, as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na
reincidência.
iG Paulista - RAC
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