Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de março de 2014

Fluxo de pacientes em unidades hospitalares é tema de simpósio nacional

Imagem: Divulgação
Fluxo de pacientes em unidades hospitalares é tema de simpósio nacional
 
No dia 21 de março, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo da Joint Commission International (JCI) no Brasil, realiza, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (RS), o simpósio nacional Gerenciando o Fluxo de Pacientes.

O evento abordará o tema – contemplado no 5º Manual de Acreditação da JCI para Hospitais – de forma abrangente abordando aspectos como a oferta disponível de leitos, o planejamento de pessoal, os planos para a contratação temporária, a eficiência de outras áreas clínicas e dos serviços não-clínicos, e o acesso a serviços de apoio.

Segundo a Coordenadora de Ensino de CBA, Rosângela Boigues, o simpósio, que contará com a presença de diversos hospitais com acreditação internacional, enfocará como os padrões da JCI podem contribuir para gerenciar o fluxo de pacientes e prevenir a superlotação. “O objetivo final é compartilhar os processos implementados pelas instituições acreditadas que melhoraram o gerenciamento do fluxo de pacientes através da metodologia JCI. A ideia é multiplicar as experiências de sucesso para ajudar as outras instituições a melhorar suas estratégias”, comenta.
 
Superintendente Assistencial do Moinhos de Vento, Vania Röhsig, destaca que a superlotação era considerada inicialmente um fenômeno isolado das emergências. “Sabemos que na maioria dos casos, ela é apenas a unidade mais vulnerável a entrar em pane, seja por falta de acesso ao atendimento de saúde ou à atenção básica, restrição de leitos de internação e de cuidados críticos, atendimento a pacientes que não necessitam de cuidados emergenciais e até escassez de recursos humanos no mercado”. Para Röhsig, este tema deve ser amplamente debatido nas instituições, “pois a superlotação coloca em risco o cuidado seguro ao usuário, visto os prontos-socorros serem a fonte de mais de 50% dos eventos sentinela relacionados à morte ou lesão permanente decorrentes de atrasos no tratamento, segundo a Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO).”
 
O simpósio que será comandado por Rosângela Boigues, Vania Röhsig e Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA, contará ainda com a participação dos seguintes convidados/temas: Sérgio Amantea, chefe médico das emergências do Hospital da Criança Santo Antônio/RS (Direito ao tratamento, ingresso no cuidado, no tratamento e nos serviços), Cláudia Regina Laselva, do Hospital Israelita Albert Einstein/SP (Gerenciando o fluxo de pacientes; instalações e serviços); Ricardo Kuchenbecker, chefe da Emergência de adultos do Hospital da Criança Santo Antônio/RS (Alta e transferência; manejo das emergências e melhora contínua), Helen Benito, gerente de desenvolvimento do Hospital Sírio Libanês/SP (Equipe multidisciplinar, líderes; entrada, processamento e saída adequados; avaliação do fluxo de paciente. Fluxogramas, ferramentas para avaliação da unidade e processo do Healthcare Improvement-IHI). Do Hospital Moinhos de Vento, há quatro palestrantes: Paulo Schmitz, coordenador da Emergência (Sistemas de rastreamento do paciente, cálculos; estratégias para visar entrada, processamento e saída, soluções de entrada, soluções de processamento, soluções de saída; facilitação e fila); Juçara Maccari, coordenadora do hospital (‘fast track’; hospitalistas; soluções baseadas na tecnologia, sistemas de rastreamento do paciente, melhora na comunicação, processos modernizados; medidas de resultado, medidas do Institute for Healthcare Improvement, medidas da Agency for Healthcare Research and Quality; estabelecendo objetivos); Rubia Maestri, gerente de Enfermagem (Planejamento do cuidado; uniformidade do cuidado e profissionais adequados); e Cassiano Teixeira, coordenador da CTI adulto (Aumentando a capacidade de leitos; acrescentando novas unidades, unidades de admissão, unidades de curta permanência, centros de alta; aumentando a cobertura da equipe, contratando mais profissionais).
 
O simpósio nacional Gerenciando o Fluxo de Pacientes acontecerá no dia 21 de março, de 8 às 17h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento, Bloco C, 4º andar, Rua Ramiro Barcelos, 910, Bairro Floresta, Porto Alegre (RS).
 
O evento poderá ser assistido de maneira presencial ou via web. “Estamos disponibilizando login para que instituições de outras regiões do país possam participar. Este login é adquirido na Coordenação de Ensino do CBA e permite que a instituição participe do simpósio com até 50 inscritos”, adianta Rosângela Boigues.
 
Mais informações e inscrições para o evento em eventos@cbacred.org.br ou através do telefone (21)3299-8202 ou 3299-8241.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357

Nenhum comentário:

Postar um comentário