Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de março de 2012

Aumentam casos de estrias e celulites na infância e adolescência

Atenção pais e responsáveis por crianças e adolescentes! Aumenta gradativamente casos de meninas e também meninos que, antes dos 12 anos, já apresentam as indesejáveis estrias e celulite. Conseqüência da vida moderna que mudou os costumes das crianças e adolescentes, principalmente na questão da alimentação e do sedentarismo.

O sedentarismo e o sobrepeso são fatores que influenciam de forma negativa na qualidade de vida. Por exemplo, as horas passadas em frente à televisão, ao computador, videogames, entre outros.

As estrias não estão ligadas só ao aumento de peso, mas também ao metabolismo hormonal. O hormônio cortisol (cortisona) tem o potencial de causar estrias. Durante a pré-adolescencia (9 e 11 anos), há uma produção maior desta substância, que pode provocar estrias nas coxas, nádegas e seios.

Os meninos também estão sujeitos à alteração hormonal e podem apresentar estrias nos braços e costas. Lembrando que alguns fatores externos são responsáveis pelo aparecimento de estrias, como altas doses de cortisona para tratamentos de alergias e bronquites e até roupas justas e apertada.

O aumento de peso precoce nos adolescentes e crianças também forma a celulite, nas meninas é quase inevitável, pois os hormônios femininos facilitam a retenção de líquidos e o aumento de tecido gorduroso. 

Tratamentos
ESTRIAS: em casos mais graves pode ser a subcisão, que consiste em introduzir uma agulha de porte médio e provocar um "ferimento" na derme. Desta forma, durante o processo de cicatrização, que leva cerca de 15 dias, o organismo produz uma quantidade maior de fibras. Importante saber que esse procedimento tem que ser feito por médico especialista no assunto.

A aplicação de ácido retinóico também é um tratamento seguro e eficaz para estrias e cicatrizes, também ministrado por um médico pois trata-se de um medicamento.

CELULITE: eu receito drenagem linfática e o uso de cremes locais, além do laser infra-vermelho apropriado para esses tipos de casos. 

Prevenção
Mas a melhor forma de evitar estrias e celulites é a prevenção. Podemos orientar as crianças e os adolescentes para que façam atividades físicas!

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário