Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Mulheres copiam padrões alimentares das amigas

Quando duas mulheres fazem as refeições juntas elas tendem a sincronizar a velocidade com que comem com diferença de no máximo cinco segundos. O comportamento, chamado de “mimetismo comportamental”, foi observado por pesquisadores holandeses e publicado no periódico PLoS One.

Os pesquisadores da Universidade de Nijmegen, liderados por Roel Hernans, principal autor do esudo, explicaram que estudos anteriores haviam indicado que mulheres tinham tendência de comer quantidades similares de alimentos quando na companhia de outras amigas. E apesar do mimetismo comportamental ter sido observada em outras situações o estudo é um dos primeiros a testar essa hipótese.

A pesquisa envolveu 140 mulheres adultas, com média de 21 anos e que forma dividadas em 70 pares que faziam as refeições conjuntamente em um teste de laboratório. Antes das observações uma das participantes de cada par eram informadas de como deveriam, prioritariamente, se comportar à mesa, comendo as porções em quantias determinadas pelos pesquisadores. A outra componente do par era observada.

Apesar da quantidade de comida ingerida ter variado em até 30%, os ritmos de ingestão e mastigação, aos poucos, ia se emparelhando. E o ritmo era, na maioria dos casos, determinado pelas mulheres que foram instruídas pelos pesquisadores.

Os autores indicam que esse tipo de comportamento pode influenciar, mesmo em níveis variados, a qualidade e a quantidade de comida ingerida. “Contextos relacionados à refeição podem manter ou desviar um comportamento alimentar saudável. Dependendo de quem come com você à mesa é possível que haja uma dificuldade de fazer as melhores escolhas em situações como essa”, concluem os autores que não afirmaram como a dominância desse tipo de padrão se dá.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário