Agência RBS Exercício ajuda a melhorar a circulação em diferentes regiões do corpo evitando o inchaço |
O inchaço, conhecido também como edema, é mais comum a partir do final do segundo trimestre de gravidez. O verão é uma estação que contribui muito para esse desconforto. Em dias de calor o inchaço da gestante piora, devido a uma dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquidos que nos outros dias.
— Na fase final da gravidez é o momento onde o corpo da mamãe possui maior volume sanguíneo e de líquidos. O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Além de pés e pernas, há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço, como as mãos, rosto e nariz — explica a mestra em exercícios e personal gestante Gizele Monteiro.
Atenta às necessidades desse público especial Gizele apresenta dicas fundamentais e passo a passo de exercícios e ações para driblar esse problema durante a gestação.
— Algumas posturas prolongadas no dia a dia, principalmente no trabalho, fazem a circulação não acontecer de forma saudável e predispõem ao acúmulo de líquidos nas pernas — ressalta a especialista.
Posturas e posições que devem ser evitadas para prevenir o inchaço:
• Ficar de pé ou sentada por muito tempo dificulta a circulação sanguínea e dessa forma há o acúmulo de sangue e líquidos nas pernas. Evite ficar de pé ou sentada por longos períodos, realize pequenas caminhadas ou movimentos em pé para essa região.
• Se o seu trabalho exige que você fique em pé, a cada hora sente-se por alguns minutos e realize movimentos enquanto estiver sentada. Procure movimentar-se o máximo que puder para manter o sangue circulando mais adequadamente.
• Ficar sentada com os pés no chão ou pernas cruzadas também dificulta a circulação. Procure sentar-se elevando os pés e movimentando-os periodicamente ao redor dos tornozelos.
• Se o seu trabalho exige que você fique sentada, levante a cada hora e realize os procedimentos indicados acima.
• Evite sapatos de salto. Além de serem arriscados para uma torção do tornozelo, eles impedem o movimento adequado dos pés e tornozelos que funcionam como uma bomba que facilita o retorno do sangue e líquidos.
— Exercícios e massagens são muito importantes na prevenção e redução de inchaço. O movimento de pés e pernas ajuda no retorno do sangue, diminuindo a quantidade de líquidos nas pernas e amenizando dessa forma inchaço acontecer — diz a personal gestante.
Dica: use o momento de ir ao banheiro ou beber água para realizar esses exercícios e massagens que auxiliam a amenizar o inchaço:
• Estique suas pernas em uma cadeira, deixando-as na linha do quadril. Faça movimentos para cima, para baixo e circulares com os tornozelos.
• Sente-se na ponta da cadeira e realize a elevação dos calcanhares. Realize em torno de 10 movimentos a cada hora.
• Apóie-se em uma parede e realize a elevação dos calcanhares. Realize de oito a 10 movimentos a cada hora.
• Sentada numa cadeira, com uma bolinha de tênis ou borracha, faça movimentos circulares lentos ou pequenas pressões por toda a coxa. Além de ativar a circulação da região, ajudará também a relaxar a musculatura, evitar ou melhorar o cansaço que as gestantes sentem nas pernas.
• Sentada em uma cadeira, utilize uma bolinha de tênis ou de borracha para realizar uma pressão massageando a planta dos pés. Além da pressão, a mamãe pode também deslizar a bolinha sob a planta dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.
— Esse exercício ajuda a melhorar a circulação da região e prevenir o inchaço, e essa massagem com bolinha nos pés ajuda a relaxar a musculatura e aliviar as dores nos pés. Devido ao aumento do peso e também a alteração do centro de gravidade, os pés são bastante sobrecarregados, principalmente ao final da gestação — completa Gizele.
Fonte Diário Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário