Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vereador questiona Secretaria de Saúde do Rio por mortes

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlos Eduardo de Mattos (PSB), enviou ontem ofício à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo informações sobre as mortes por infecção hospitalar no Hospital Municipal Salgado Filho, em 2011 e 2012.


Relatório de funcionários da instituição aponta para a morte de 363 pessoas por infecção hospitalar em 2010, em um universo de 854 pacientes - ou seja, 42,5%. Na UTI, 30% dos 289 pacientes morreram pelo mesmo motivo.

A suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido por falha na ventilação mecânica. "Minha preocupação é que o quadro esteja se repetindo", disse o vereador, que é médico.

O Ministério Público Estadual informou que investiga o caso desde maio de 2011 e cobrou três vezes a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária do Estado sobre a vistoria no sistema de gases do hospital, sem obter resposta. O inquérito corre em sigilo. "As requisições do MP já alertam que o não encaminhamento das respostas pelos órgãos pode configurar crime de omissão de dados técnicos e improbidade administrativa por parte das autoridades."

A denúncia partiu de funcionários do hospital. A Secretaria Municipal de Saúde divulgaria uma nota, mas não havia se pronunciado até as 19h30 de anteontem.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário