Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fiocruz: Centro de Saúde conquista acreditação internacional

Vinculado à Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, o centro de saúde é a primeira unidade de atenção primária no mundo a receber essa certificação

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (CSEGSF/Ensp/Fiocruz), conquistou acreditação internacional conferida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que aplica o método da organização norteamericana Joint Commission International (JCI). O centro de saúde é a primeira unidade de atenção primária no mundo a receber essa certificação.

“Essa é uma conquista de todos os trabalhadores da equipe e não só da área técnica. O processo exigiu um nível de colaboração e sensibilização de todas as pessoas, daqui e de outras áreas da instituição, para atender às exigências e padrões de qualidade”, afirmou a chefe do CSEGSF, Emilia Correia, destacando o envolvimento de seguidas gestões. “ A certificação internacional veio para uma instituição pública, para o Sistema Único de Saúde pelo qual a gente tanto luta”, comemorou.

O presidente Paulo Gadelha visitou o centro de saúde para cumprimentar os profissionais. “A conquista da acreditação é de enorme relevância”, afirmou. “Associa crivos rigorosos de qualidade a uma das áreas mais caras e tradicionais da Fiocruz, que acumula experiência no esforço de pensar e organizar a saúde no campo das atividades básicas, tratando a questão do acesso, da humanização e do acolhimento”, disse o presidente.

A coordenadora de Gestão de Qualidade do centro de saúde, Yrlene Veloso Cherques, lembrou que o processo de acreditação começou em 2004, mas se intensificou nos últimos quatro anos. “É um trabalho difícil, porque cada profissional acha que está fazendo tudo certo. Com a acreditação, precisam ser seguidos padrões de qualidades e implementados processos“, explicitou. Emília Correia destacou que a unidade enfrentará a requalificação em três anos. “A acreditação visa melhorar a atenção prestada, com segurança não só para o paciente, mas também para o trabalhador”, ressaltou.

Gadelha falou da responsabilidade de, ao atingir o patamar de qualidade, enfrentar o desafio de manter os padrões. “Temos de ser criativos para melhorar ainda mais”. disse. ”A população se beneficia ao tomar consciência do padrão de atendimento com grande resolutividade e aumentar sua capacidade de exigir”.

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, foi criado em 1967. Hoje, conta com 200 profissionais e atende cerca de 45 mil pessoas, a maioria moradora no Complexo de Manguinhos. A unidade realiza por ano aproximadamente 78 mil visitas domiciliares com suas sete equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); 64 mil exames laboratoriais; 33 mil atendimentos na farmácia, com entrega de medicamentos; 14 mil imunizações; 25 mil atendimentos médicos e 15 mil atendimentos feitos por outros profissionais de nível superior (nutricionistas, psicólogos e outros).

O informe sobre a outorga da certificação foi enviado ontem ao centro de saúde pela coordenadora de Acreditação de Serviço de Saúde do CBA, Ana Tereza Cavalcanti de Miranda, com o relatório final da avaliação. No documento, o cumprimento da coordenadora: “cumpri-nos, em nome do CBA e da JCI, renovar nossos mais elevados elogios e conhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados pela equipe da instituição”.

Duas unidades ambulatoriais da Fiocruz foram acreditadas pelo CBA em novembro do ano passado: o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp/Fiocruz).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário