Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ortopedistas denunciam fila de 5 anos para cirurgias

Pacientes do SUS podem ficar até cinco anos na fila para
receber uma prótese
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) denunciou esta semana que em todos os grandes hospitais brasileiros que pacientes do SUS podem ficar até cinco anos na fila para receber uma prótese.
 
Segundo a entidade, isso ocorre por falta de financiamento à infraestrutura: faltam salas cirúrgicas, ambulatórios, equipamentos para anestesia, aparelhos para exames de imagem, entre outros, segundo os especialistas.
 
Em meio à polêmica sobre a importação de médicos estrangeiros, o presidente da SBOT, Flávio Faloppa, diz que os 10 mil ortopedistas brasileiros são suficientes para atender a população necessitada e eliminar as filas nos hospitais. Mas faltam as condições mínimas necessárias.
 
Faloppa, que integra os quadros do Hospital São Paulo, da Unifesp, diz que na instituição em que trabalha a fila para colocar uma prótese de quadril, de joelho ou para uma revisão – substituição da prótese após uma década de uso – é de cinco anos. “Mas eu tenho médicos, pós-graduandos, professores, anestesistas e pessoal de enfermagem mais que suficiente para zerar essa fila em pouquíssimo tempo, se houvesse recursos para fazer mais de duas próteses por semana, que é o número que nossa equipe está autorizada a fazer”, diz.
 
Para o especialista, a situação é idêntica nos demais hospitais de São Paulo, incluindo o Santa Marcelina e o Hospital das Clínicas, além dos grandes hospitais do Brasil. Assim, considera, quando os médicos estrangeiros chegarem o problema não será resolvido.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário