Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aprenda algumas dicas para se dar bem no frio

Sopas e chocolate quente são ótimas pedidas durante o inverno / Shutterstock
Sopas e chocolate quente são ótimas pedidas durante o inverno
Especialistas dão algumas dicas para você não encontrar problemas durante a estação mais fria do ano
 
No frio, além de comer mais, consumimos alimentos mais calóricos. A nutricionista, Narayana Reinehr, explica que isso acontece porque o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.

"O corpo tende a gastar mais energia para manter a temperatura ideal, o que faz com que sintamos mais fome. Além disso, o tecido adiposo é o responsável por proteger a pele do frio, o que cria predisposição ao ganho de peso", explica. A dica é consumir alimentos quentes, como sopas e chás.

Chocolates personalizados, diets e sem lactose
Para inovar e atingir um nicho de mercado cada vez mais em ascensão, a chef brasiliense, Cristina Barros, aposta na criação de chocolates personalizados, além de opções diets e sem lactose. Entre as novidades, estão brigadeiros gourmets, cheese cakes, cup cakes e diversas sobremesas em versões com chocolates brasileiro e belga.

Dança
Com ritmos latinos, o Zumba Fitness mistura a dança e a ginástica de forma divertida. De acordo com Sávia Cristina Cardoso, professora de Zumba, além da alta queima de calorias, a modalidade ajuda a melhorar a coordenação motora e o bem estar físico e mental.

"Zumba é festa. As pessoas se divertem enquanto se exercitam, o que torna a prática menos maçante do que outras atividades físicas".

Evite dores reumáticas no frio
Durante o período de inverno, com duração de junho a setembro, é comum que as pessoas passem a se queixar com mais frequência de dores nas articulações e, assim, se autodiagnosticarem com "reumatismo", termo usado para designar doenças que afetam as articulações e músculos, e que se caracteriza por dores e restrições dos movimentos.

Mas seria o frio o causador de doenças autoimunes ou é apenas a percepção de dor que fica mais aguçada durante essa época do ano?

De acordo com a fisioterapeuta, Angela Lepesqueur, representante da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRC) no Distrito Federal, o frio pode não ocasionar, mas pode agravar as dores de origem muscular ou reumáticas.

"Durante períodos de baixa temperatura, existe um aumento das contraturas musculares, e isto faz com que as pessoas criem mais tensões e, consequentemente, sintam mais dores", explica a especialista em coluna vertebral.

Além disso, Angela destacou que, no inverno, as pessoas tendem a ficar menos ativas, o que também pode intensificar a sensação de dor.

"A diminuição ou falta da prática de atividades físicas pode aumentar o enrijecimento articular e, assim, diminuir a produção de liquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações", ressaltou.
 
Fonte Viva Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário