Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Transplante: Peça teatral encenada por atores e agentes de saúde comove e informa

São mais de 60 mil pessoas aguardam na fila por doação de algum tipo de órgão

Apesar do Brasil ser o vice- campeão em números absolutos na transplantação de órgãos, perdendo apenas para os EUA, ainda há desinformação e o número de doadores e transplantes é muito baixo em relação ao tamanho de nossa população. Em 2013 o Brasil realizou cerca de 22 mil transplantes de órgãos e tecidos e, apesar do aumento de cerca de 10% em relação a 2012 ano em que se registrou cerca de 20 mil transplantes, ficamos distante dos números que necessitamos. Estima-se a necessidade de realização de 20 a 25 transplantes por milhão de população por ano, o que em nosso país representa 40 a 50 mil transplantes por ano.

Conviver com a espera não é tarefa fácil. Saber que a esperança de uns expressa a dor da perda de outros, também dificulta e muito todo o processo. A negação dos familiares em doar os órgãos e a falta de logística para a retirada, transporte e transplantes dos órgãos, além das distâncias geográficas do país, são obstáculos que precisam ser vencidos.

Com o objetivo de levar informação de forma clara e leve, a APAT - Associação para Pesquisa e Assistência em Transplantes (www.apat.org.br) e o Hospital Bandeirantes apresentarão uma peça teatral no dia 28 de setembro que retrata os momentos que antecedem a doação de órgão. A história é baseada em dados fictícios extraídos de casos reais do cotidiano e mostrará os dois lados da doação: o lado da família do doador e o trabalho de quem pede a doação. “Serão duas horas de informação e emoção. Mostrar os dois lados é importante e com certeza encorajará a discussão de todos os envolvidos” revela, Dr. Tércio Genzini, médico hepatologista.
 
O palco será dividido entre atores e profissionais da saúde especializados em captação de órgãos. “Esses profissionais mostrarão no palco como eles abordam os familiares e os conflitos e dificuldades em torno do tema doação de órgãos no momento mais difícil de uma família que é a perda de um ente querido. Eles realizam um trabalho extremamente importante em todo o processo de doação”, completa Tércio. A peça irá interagir com a plateia criando situações e questionamentos, tentando colocar o público presente como familiares do doador no momento que acaba de falecer, para que possam questionar os profissionais sobre todas as suas dúvidas sobre morte e doação de órgãos.
 
Profissionais da área da saúde esclarecerão dúvidas sobre doadores, transplantes, filas de espera por um órgão e questionamentos dos familiares e comunidade em geral.
 
Antes disso, no dia 25 de setembro, das 19h30 às 20h30, o Dr. Tércio Genzini participará de um chat sobre Doação de Órgãos e vai tirar as principais dúvidas dos internautas sobre como funciona a doação, quem pode doar e muito mais. Para participar basta acessar a Fanpage https://www.facebook.com/HBandeirantes e enviar sua dúvida por inbox ou mensagem. As dúvidas podem ser enviadas até às 20h do dia 25. S
 
Serviço:
Dia e horário: 28 de setembro, das 09h às 11h
 
Endereço: Auditório do Hospital Bandeirantes (Rua Barão do Iguape, 209 Térreo)
 
***Destinado aos doadores, receptores e familiares de pacientes transplantados, pacientes em fila de espera para a realização de transplantes e comunidade em geral.
 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante (APAT) (11) 5573-3052
 
  **As inscrições são gratuitas, porém, a organização do evento solicita a doação de alimentos não perecíveis ou materiais de higiene ou limpeza que serão revertidos para a Associação para Pesquisa e Assistência em Transplante (APAT).
 
Divulgação: Rojas Comunicação
(11) 3675-4940 / 3873-6261

Nenhum comentário:

Postar um comentário