Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Epidemia de febre chikungunya não está descartada, diz ministro da Saúde

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Arthur Chioro não descartou surto da doença
Na terça-feira, foram confirmados 14 casos da doença em Feira de Santana (BA)
 
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, admitiu nesta quarta-feira (24), em Brasília, que há a possibilidade de uma epidemia do vírus chikungunya no País. Chioro explicou que a doença não tem a mesma gravidade da dengue hemorrágica, mas deve ser combatida com a mesma intensidade.
 
Na terça-feira (23) foram confirmados 14 casos da doença em Feira de Santana (BA). O ministro informou que equipes do MS (Ministério da Saúde) foram deslocadas para o Oiapoque e para Feira de Santana para auxiliar nas ações de combate e controle à doença.  
 
― A gente ainda não consegue saber a dimensão do número de casos nem a velocidade de propagação da doença, mas nós não podemos descartar a possibilidade [de epidemia].  
 
Segundo o ministro, desde 2012 o MS estabeleceu um plano de contingência por causa do progresso da doença na América Latina e em outros países. A medida básica de prevenção da febre chikungunya é o combate aos mosquitos transmissores. As mesmas ações que previnem a dengue são capazes de prevenir também a febre chikungunya.
 
― Nós trabalhamos com as secretarias estaduais e municipais por uma forte intensificação a partir de dezembro das nossas ações de prevenção e controle do vetor, no caso o mosquito Aedes.
 
Assim como a dengue, a chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictos. Os sintomas da doença são parecidos com a da dengue: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações. 
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário