Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Antioxidante presente na cebola e na uva tem fator de proteção solar natural

Rutina previne contra danos de raios ultravioletas. Substância também é encontrada em árvores das regiões do cerrado e da caatinga

Um fotoprotetor inédito, que oferece mais proteção solar, tem ação antioxidante e apresenta a substância natural rutina em sua formação é pesquisado por professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. A rutina é encontrada em árvores de pequeno e médio porte nas regiões brasileiras do cerrado e da caatinga. A substância também está presente na cebola, na uva e no vinho tinto.

" A rutina é um flavonóide, tradicionalmente utilizado como antioxidante e vasoprotetor, que eleva o tônus venoso e reduz a hipermeabilidade capilar e a formação de edemas" , diz o professor. " Também atua na prevenção dos danos causados pela radiação ultravioleta."

Os resultados da pesquisa indicam que o flavonóide teve a tendência de não penetrar o estrato córneo da epiderme, mantendo-se na superfície da pele. Isto levou os pesquisadores a usar a rutina como adjuvante dos sistemas de protetores solares, pois apresenta estrutura química semelhante à dos filtros do mercado, e tende a não ser absorvido pela pele.

De acordo com o professor do Laboratório de Cosmetologia do Departamento de Farmácia da FCF, André Baby, as propriedades da rutina identificadas em laboratório contribuíram fortemente para sua aplicação em protetores solares denominados protetores fotoativos. " Eles apresentarem vantagens significativas no desempenho do produto com a incorporação da substância de origem natural" , destaca.

Para a professora Maria Valéria Robles Velasco, orientadora da pesquisa, as pesquisas que envolvem o desenvolvimento e a análise dos fotoprotetores bioativos estão em harmonia com a tendência mundial da utilização de substâncias de origem natural em produtos cosméticos. " Ao mesmo tempo, funcionam como estratégia para elevação ou manutenção da eficácia fotoprotetora, mesmo com a redução da proteção dos filtros solares convencionais" , aponta.

A etapa atual da pesquisa está sendo direcionada para a associação do flavonóide com os filtros solares tradicionais como o p-metoxicinamato de metila, a benzofenona-3, o octocrileno e avobenzona, entre outros, segundo o professor Baby.

Os principais resultados do trabalho foram obtidos por ensaios in vitro, realizados em laboratório. Entre os diversos desdobramentos, a determinação da eficácia em seres humanos é o próximo passo da pesquisa.

Com informações da USP

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário