Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ANS divulga lista com nota das operadoras de planos de saúde

IDSS varia de 0 a 1 (Foto: Reprodução/ANS)
Foto: Reprodução/ANS: IDSS varia de 0 a 1
Desempenho das empresas pode ser consultado no site da agência. Notas são relativas ao ano de 2013, de acordo com a ANS
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou à disposição dos consumidores uma lista com dados sobre o desempenho das operadoras de planos de saúde no ano passado. As 1.200 empresas avaliadas pelo programa "Qualificação das Operadoras 2014 – ano base 2013" receberam uma nota, chamada de Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), disponíveis para consulta no site da agência.
 
O IDSS varia de zero a um e cada operadora recebe uma nota que a enquadrará em uma faixa de avaliação. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho da operadora. Também é possível fazer a consulta por operadora, em vez de acessar a lista completa (consulte aqui).
 
De maneira geral, segundo a ANS, as operadoras vem mantendo o mesmo comportamento nos últimos três anos. Na pesquisa do IDSS, são considerados: atenção à saúde, com o maior peso; situação econômico-financeira; estrutura e operação e satisfação dos beneficiários.
 
A pesquisa aponta que houve redução do percentual de consumidores em operadoras situadas nas duas piores faixas de avaliação. No entanto, também aumentou o percentual de de beneficiários de operadoras incluídas nas duas melhores faixas.
 
“O consumidor nunca deve comprar um plano de saúde por impulso. Ele deve refletir, procurar seus direitos e se informar sobre aquilo que está contratando para que ele possa fazer melhores escolhas”, disse o diretor-presidente da ANS, André Longo, em nota.
 
Além das notas dos planos, a ANS ainda disponibiliza, pela primeira vez, os Dados Integrados da Qualidade Setorial, chamado de "raio X do setor" pela agência. Há informações, por exemplo, sobre o percentual de beneficiários que têm ao seu dispor hospitais certificados; índice de operadoras em dia com o ressarcimento ao SUS; e quantidade de planos individuais e coletivos em comercialização.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário