Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Fio dental, escova e enxaguante: essa é a ordem certa?

Shutterstock: Normamente, o recomendado é usar o fio dental,
seguido da escova e, por último, o enxaguante bucal
Além da ordem, é muito importante que os rituais de higienização bucal sejam feitos de forma eficiente para remover as placas bacterianas

Para se ter uma boca sempre limpa e um hálito fresco é imprescindível o uso da escova de dente, do fio dental e de um enxaguatório bucal. Mas você sabe se os está usando do jeito certo e na ordem correta?  
 
“O importante é garantir a remoção da placa bacteriana. Normalmente, recomendamos o uso do fio antes para remover a placa que fica entre os dentes e o da escova depois para evitar um mau odor que a remoção dessa placa pode causar, ficando com um hálito agradável que o creme dental proporciona no fim”, diz William Frossard, professor e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). 
 
Já o enxaguatório pode ser usado por último, como a maioria das pessoas faz, para que o hálito fique mais agradável. “Porém é importante dizer que fazer o uso somente do enxaguatório não é suficiente. Ele é um auxiliar na limpeza, acrescentando flúor e um hálito refrescante, mas não tem o poder de remover a placa bacteriana que só é removida mecanicamente com o uso do fio dental e escovação”, diz William.

Revelador de bactérias
Há uma forma bem interessante e fácil de saber se sua higiene bucal está sendo eficiente. Existem no mercado alguns cremes dentais ou pastilhas que evidenciam a placa bacteriana. “Com seu uso (uma vez por semana), a placa que não foi removida fica avermelhada, sendo facilmente identificada para atentar o paciente a melhorar a higienização naquela área”, diz William. 
 
Há quem prefira passar o fio dental antes de escovar os dentes, outros passam depois da escovação, e há, ainda, aqueles que esquecem completamente dessa etapa da higiene bucal. O perigo é deixar acumular restos de alimentos entre os dentes, naqueles espaços tão apertados que só o fio dental consegue chegar.
 
Segundo a dentista Carla Moruzzi, de preferência, o fio dental deve ser passado antes da escovação. Assim, os restos de alimentos que forem retirados do meio dos dentes podem ser removidos pela escova.
 
Veja o passo a passo para tirar proveito desse poderoso aliado da boca saudável:
 
1. Corte um pedaço de, aproximadamente, 45 cm de fio dental e enrole as extremidades em torno dos dedos.
 
2. Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador de cada mão. Deixe cerca de 2 cm de fio dental tensionado entre as mãos.
 
3. Passe o fio dental suavemente entre os dentes. Quando chegar a linha da gengiva, faça uma curva em forma de C ao redor do dente, certificando-se de chegar abaixo da linha da gengiva.
 
4. Faça movimentos de engraxate, deslizando o fio de cima para baixo - na arcada superior - e de baixo para cima - na arcada inferior. Repita várias vezes, entre cada dente, incluindo os dentes do fundo.
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário