Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Escolha errada do sapato pode estragar festas de fim de ano

Sapato inapropriado pode resultar em problemas de saúde
Ortopedista explica como calçado pode influenciar na estrutura corporal
 
Fim de ano é sinônimo de festas. Entretanto, o ortopedista José Carlos Cohen, especialista em pé do Hospitalys, alerta que não é somente com a comida e a bebida que as pessoas devem ter cuidados. O sapato inapropriado ou desconfortável também pode resultar em problemas de saúde.
 
— Normalmente, as pessoas pensam na elegância ou no que está na moda na hora de escolher o sapato, mas o calçado errado pode contribuir para problemas na coluna, joelho, panturrilha, tornozelos e pés. O conforto deve vir em primeiro lugar.
 
O ortopedista explica que na coluna o problema é ocasionado pela alteração do centro de gravidade para frente causada pelo sapato, o que aumenta a lordose e a tensão sobre a musculatura da coluna. Já nos joelhos, ele alerta que saltos com mais de 3 cm causam pressão sobre o membro. Nas panturrilhas e tornozelos, o profissional indicou que pode haver uma tensão sobre o músculo da panturrilha, ocasionando o encurtamento dos tendões. Aos pés, o uso de salto alto pode acarretar joanetes, calos, dor e dormência.
 
A maioria dos ortopedistas elege o tênis como o melhor calçado, por dar mais firmeza e distribuir melhor o peso corporal, enquanto os saltos altos e com bico fino são considerados os piores, pois a falta de apoio causa a instabilidade na caminhada. Segundo Cohen, ao adquirir um calçado é necessário fazer algumas análises.
 
— Não se deve escolher o sapato somente pelo número, há variação de um fabricante para o outro, o que pode aumentar ou diminuir a numeração calçada. Também deve-se observar se o sapato adequou-se corretamente aos dedos dos pés e ao calcanhar e, por último, é essencial caminhar com o sapato para observar seu conforto.
 
No entanto, o médico alerta que não há necessidade das mulheres se desfazerem de todos os seus saltos altos. Ele aconselha que em vez de jogá-los fora, elas alternem o uso com sapatos de saltos baixos, médios e rasteiros, além de alongar as pernas antes e após o uso.
 
— A maioria das mulheres não abre mão do salto alto, por isso podem alterná-los com outros, mais confortáveis, para que haja um equilíbrio e se evite o excesso. O alongamento dos membros inferiores antes e depois do uso do salto, também ajuda a evitar futuros problemas ortopédicos. 
 
Baseado na dupla elegância e conforto, o especialista montou uma lista dos tipos de sapatos mais e menos adequados e os possíveis danos causados por eles.
 
Veja as dicas:
 
Anabela: é o calçado feminino que dá maior estabilidade. Recomendado para quem necessita ficar muito tempo de pé.
 
Meia pata: a plataforma localizada na frente do sapato oferece boa estabilidade à mulher.
 
Salto plataforma: é o mais confortável. Reduz a inclinação entre o calcanhar e os dedos, diminuindo os riscos à saúde.
 
Salto agulha: muito alto e fino, o uso excessivo pode forçar a coluna vertebral, os joelhos e os pés, obrigando-os a buscar um novo ponto de equilíbrio.
 
Scarpin: o uso prolongado pode causar inflamação crônica dos nervos entre os dedos dos pés.
 
Sapatilha: não dá apoio ao calcanhar e deixa os pés soltos. Semelhante às sandálias rasteiras, aumentam o risco de tendinites, dores nos joelhos e na lombar, e inflamações crônicas na sola dos pés.
 
Bico quadrado: confortável, oferece um apoio maior para o calcanhar. Diminui a pressão sobre os dedos dos pés, facilitando o caminhar.
 
Chinelos e rasteirinhas: parecem inofensivos, mas em excesso causam inúmeros problemas.
 
Aumentam o risco de dores na lombar, tendinite e fascite plantar (dor intensa na sola dos pés).
 
Também aumentam o risco de dedos quebrados, torções, bolhas e arranhões.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário