Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Controlar os índices de colesterol no organismo contribui para longevidade

Saber controlar os índices de colesterol no organismo pode ser um dos segredos da longevidade

Às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado no dia 8 de agosto, a endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Giordana Maluf da Silva, dá dicas para desvendar essa receita e garantir um futuro mais saudável. 

“A redução de ingesta de gordura trans, encontrada na margarina, sorvete, batatas fritas e biscoitos e de gordura saturada, presente em bacon, carnes gordurosas, laticínios integrais e azeite de dendê, por exemplo, pode ser um bom começo”, alerta.

No entanto, a especialista explica que nem todo colesterol é mal visto. Existe um colesterol bom e outro ruim.  O colesterol LDL é conhecido como "mau" colesterol, uma vez que se deposita nas paredes das artérias, causando a chamada aterosclerose, que leva ao estreitamento arterial - principal causa de infarto do miocárdio.  “Já o colesterol HDL é conhecido como ‘bom’ colesterol porque tira o colesterol depositado nas artérias e o leva para o fígado para ser removido do corpo. Portanto, é importante manter o nível de HDL alto e LDL baixo.”

As consequências para quem não controla o “mau colesterol” podem ser desastrosas. Entre os problemas motivados pelo alto nível de LDL estão problemas cardiovasculares (IAM e AVC) - em 1990, o número de casos avaliados era de 14 milhões no mundo e a perspectiva, para 2020, é de 25 milhões.

Em algumas situações, como no aumento do triglicérides ou quando o HDL for inferior ao desejável, pode ser aconselhável aumentar a quantidade de gordura monoinsaturada (azeite de oliva, canola, abacate, peixes como sardinha e salmão, castanhas, amêndoa), reduzindo neste caso a oferta de carboidratos. No entanto deve-se ter cuidado, o correto é substituir e não adicionar esta gordura ao plano alimentar, para não promover o ganho de peso.

Veja seis dicas da endocrinologista, Giordana Maluf, para combater o colesterol ruim:  

- Reduzir a ingesta de gordura trans e gordura saturada (é recomendado que a ingesta não ultrapasse os 10% do valor calórico total diário); 

 - Aumentar a atividade física aeróbica; 

- Perder peso (especialmente a gordura abdominal);

- Cessar a prática do tabagismo; 

- Aumentar a ingesta de fibras; 

- Controlar o consumo de álcool

Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3618 / 3093-36005
Diego Palmieri - diego.palmieri@tree.inf.br
Inês Castelo - ines@tree.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário