Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

10 doenças que você pode evitar ao lavar as mãos

Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

O outono começou oficialmente no dia 21 de março e, com ele, as temperaturas caem e oscilam com dias quentes. É neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo. E se você pudesse evitar essas  doenças apenas lavando as mãos?

A campanha “Contra Dez Doenças”, iniciativa da Lifebuoy, marca de produtos antibacterianos, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos como forma de prevenção. As dez doenças apontadas são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Destas dez doenças, há alguma com maior prevalência nas mulheres? Para Sérgio Graff, pediatra e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), todas têm distribuição praticamente igual entre os sexos. Portanto, não há uma prevalência importante nas mulheres.

"Obviamente, cada uma das patologias citadas tem algumas características próprias e medidas que podem ser tomadas para evitá-las ou minimizar a possibilidade de transmissão entre as pessoas. As medidas de higiene, entre elas a lavagem frequente das mãos e do rosto, são muito importantes para evitá-las", explica o médico.

Hábitos nocivos
Segundo Graff, alguns hábitos muito nocivos, por exemplo, são não tirar os sapatos ao chegar em casa vindo da rua e não lavar as mãos ao chegar em casa e antes das refeições. Mas mudar tais hábitos pode reduzir as doenças provocadas por micro-organismos.

“Ao chegar à sua casa, os calçados estão contaminados com fungos e bactérias e ao pisar em tapetes ou mesmo em piso frio eles poderão sobreviver ali por algumas horas, tempo suficiente para contaminar os moradores da residência. O mesmo vale para as mãos que devem ser lavadas não apenas para retirar as sujidades presentes, mas também bactérias, vírus e fungos, que serão deglutidos com os alimentos produzindo infecções”, recomenda o especialista.

Dicas simples e eficientes
Além das medidas que citamos, há algumas medidas complementares. No caso das infecções gastrointestinais e das diarreias, evite comer frituras nas ruas ou em locais sem higiene apropriada. Já no caso das gripes, resfriados e infecções broco-pulmonares, procure evitar locais fechados com aglomeração de pessoas como elevadores, metros e ônibus – o mesmo sendo válido para as infecções de garganta e do ouvido.

Outra dica é utilizar o álcool em gel, comprovadamente eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas”, explica o médico.

Lavar as mãos consegue evitar 10 doenças
Sérgio Graff, pediatra e mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciência Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), esclarece o que é e como você pode evitar 10 doenças apenas lavando as mãos.

1. Infecção estomacal
O que é: Nome genérico ou popular para denominar várias infecções gastrintestinais, incluindo aí desde o botulismo (tipo de intoxicação alimentar), as infecções por rotavírus, as salmoneloses e as infecções intestinais (disenteria).

Sintomas: Geralmente náuseas, vômitos, diarreia e febre estão presentes. No caso do botulismo, é uma intoxicação grave com mortalidade elevada por paralisia da musculatura respiratória.

Tratamento: O tratamento visa combater e erradicar a bactéria que está causando a doença, além de repor as perdas de líquidos e eletrólitos.

Prevenção: Evite comer carnes cruas ou mal cozidas (inclusive peixe). Mantenha uma higiene alimentar adequada e higienize sempre as mãos.

2. Infecção respiratória
É o nome dado às infecções do trato respiratório e incluem a gripe, o resfriado, as infecções de ouvido e garganta, a sinusite, a bronquite e a pneumonia. Podem ser causadas por vírus ou bactérias e os sintomas e tratamento serão tratados nos quadros específicos para cada pessoa.

3. Gripes
O que é: A gripe (influenza) é uma das doenças respiratórias que mais acometem as pessoas.A influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é as pneumonias, causadas por um vírus específico chamado vírus influenza (Myxovirus influenzae).

Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida. Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias e pandemias são uma característica importante da gripe.

Sintomas: Febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos), dores musculares, prostração (mal-estar, sensação de fraqueza), tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza são os principais sintomas.

Tratamento: Pode ser tratada com medicações sintomáticas, repouso, hidratação e alimentação leve. Nas situações em que há indicação médica, podem ser utilizadas duas classes de drogas: os bloqueadores do canal M2 de envelope viral (amantadina e rimantadina) ou os inibidores da neuraminidase (oseltamivir e zanimivir). Há vantagens e desvantagens no uso de ambos os grupos de drogas, que devem ser avaliados pelo médico que fará as prescrições quando necessário.

Prevenção: Há a vacina contra a gripe sazonal para prevenir-se disponpivel na Rede Pública e privada. Lave as mãos com água morna e sabão e evitar o contato com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

4. Resfriados
O que é: Infecção viral do trato respiratório superior, geralmente pela família 'rinovírus'.

Sintomas: Principalmente coriza abundante e tosse com catarro. Em alguns casos, há febre ausente ou baixa.

Tratamento: Não há tratamento específico, mas apenas repouso e alimentação adequada.

Prevenção: Lave as mãos e evite, da mesma forma com a gripe, o contato direto com pessoas resfriadas.


5. Diarreia
O que é: Aumento do número de evacuações com fezes líquidas ou semilíquidas. Pode ser de causa infecciosa ou não (intolerâncias alimentares).

Sintomas: Pode aparecer cólica ou não. O sintoma mais típico são fezes líquidas ou amolecidas várias vezes ao dia.

Tratamento: Reposição das perdas de água e eletrólitos (soro) e eventualmente medicações específicas (antibióticos e outros).

6. Doenças de pele e ou 7. Erupções na pele
*Estas recomendações valem para ambas as doenças
O que é: Denominação genérica para as várias patologias que incidem na pele. Quando às infecções da Pele, esta pode ser contaminada por bactérias (estreptococo e estafilococo) quando o indivíduo coça uma picada de inseto ou um machucado qualquer. As lesões são chamadas de 'impetigo'.

Sintomas: Lesões arredondadas com bordas definidas e às vezes chegam a apresentar crosta cor de mel e outras vezes lembram uma queimadura. Podem ser acompanhadas de sinais inflamatórios locais e febre.

Tratamento: Medidas de higiene e antibióticos.

Prevenção: Higiene das mãos, sobretudo embaixo das unhas.

Prevenção: Procure manter a higiene alimentar lavando as mãos para a preparação dos alimentos e antes de ingerir os alimentos.

8. Espinhas
O que é: Nome genérico dado à acne vulgar.

Sintomas: Aparecimento de lesões principalmente na face, com característica inflamatória, que pode ou não apresentar uma pústula (ponto de pus) no ápice. Muitas vezes dolorosas.

Tratamento: O tratamento inclui medidas de higiene local, produtos secativos para aplicação tópica e até antibióticos em casos mais sérios.

Prevenção: Medidas de higiene das mãos e rosto certamente auxiliarão tanto na prevenção das lesões quanto na contaminação secundária.

9. Dor de garganta
O que é: Termo genérico para designar desde uma inflamação simples da garganta causada por um resfriado comum até uma amigdalite purulenta.

Sintomas: Dor local e febre dependendo do agente transmissor da doença.

Tratamento: Medidas sintomáticas até antibióticos quando necessário.

Prevenção: Medidas de higiene e evite o contato com pessoas resfriadas ou gripadas.

10. Infecções no ouvido
O que é: As otites aparecem principalmente como complicações de gripes, resfriados, sinusites ou outras afecções respiratórias. Podem ocorrer também como conseqüência de variações bruscas de pressão (avião e mergulhos).

Sintomas: Dor forte no ouvido e febre. Em crianças podem ocorrer vômitos.

Tratamento: Específico para cada caso.

Prevenção: Procure evitar mudanças bruscas de pressão e intensifique medidas de higiene. Além disso, evite ainda o contato direto com pessoas com doenças respiratórias.

Fonte MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário