Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cristo será iluminado para lembrar população do combate a Hepatite C

3milhões de brasileiros são portadores da doença e apenas 10mil recebem tratamento

Na semana de combate à Hepatite C, que vai do dia 19 a 26 de maio, a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite em parceria com o Santuário do Cristo Redentor promovem campanha que pretende conscientizar a população quanto à importância do diagnóstico precoce. No sábado (19), o Cristo Redentor será iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença.

Segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a hepatite C atinge cerca de 3% da população e uma em cada 30 pessoas pode estar infectada. Contudo, apenas 10 mil pacientes recebem tratamento no Brasil.

Por ser uma silenciosa, ou seja, que o paciente não sabe que está doente, a maioria dos portadores não busca orientação médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para a insuficiência hepática, cirrose ou o câncer hepático.

– É muito importante que essa ação divulgue, para o maior número de brasileiros, a importância de se fazer o teste de HCV. Detectar a doença na fase inicial é de extrema importância, pois o tratamento medicamentoso nesta fase pode até eliminar o vírus. Por exemplo, os de genótipo 1, o tipo mais frequente, quando tratado precocemente pode apresentar a cura em torno de 45%, explica o chefe de serviço de Gastroenterologia e Hepatologia da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Flair José Carrilho.

Teste grátis
Uma equipe de enfermeiros estará presente no local durante a semana do combate a Hepatite C realizando gratuitamente o teste de HCV na população. O teste é simples, como o de diabetes, com apenas um furinho no dedo e o resultado sai em dois minutos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário