No momento, há estoque para reposição nos casos de manutenção ou para suprir um eventual aumento de demanda de equipamentos para unidades de emergência
De 2007 a 2011, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, investiu R$ 340,9 milhões em equipamentos de grande porte para hospitais, Unidades de Pronto Atendimento e entrega aos municípios.
Há estoque para reposição nos casos de manutenção ou para suprir um eventual aumento de demanda de equipamentos para unidades de emergência. Apenas entre os cinco itens considerados básicos de atendimento em emergências – onde incluem-se cama maca (maca hidráulica), desfibrilador manual semi-automático, eletrocardiógrafo, monitor multiparâmetro, respirador de transporte – foram investidos R$ 46 milhões no período.
Uma pesquisa divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) apontou melhora no indicador da percepção dos profissionais de saúde quanto ao abastecimento de equipamentos para as emergências.
Em 2008, a percepção era de 85% de insuficiência e, em 2012, passou para 67%. Como a pesquisa ouviu 92 médicos de 15 unidades de saúde e não faz distinção entre unidades geridas pelo Governo Federal, Estado ou município, a Secretaria de Estado de Saúde acredita que esta melhora no indicador está relacionada com os investimentos feitos nos equipamentos de emergências e demais áreas dos hospitais que gere.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário