Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de maio de 2014

Veja 10 sinais de que você pode ter intolerância à lactose

Foto: Getty Images
Cólica abdominal
Deficiência em digerir a lactose, tipo de açúcar do leite, causa desconforto em grande parte da população brasileira
 
A intolerância à lactose - açúcar do leite, que também está presente em derivados, como queijos, iogurtes, requeijões e cremes de leite -  causa problemas a até 70% dos adultos no Brasil. Quanto mais idade a pessoa tem, mais chance de ela começar a ter intolerância a esse composto. O problema acontece porque é preciso que o organismo tenha a enzima lactase para digerir esse açúcar, mas, nos adultos, ela pode diminuir e até mesmo parar de ser produzida pelo organismo. 
 
Nesse caso, há uma solução: evitar alimentos que contenham lactose ou pedir orientação médica para adicionar a enzima lactase aos alimentos, já que ela pode fazer as vezes da deficiência orgânica.
 
Há exames de sangue laboratoriais que detectam essa intolerância, mas uma forma simples de se adiantar. Se você apresenta os sintomas abaixo após consumir leite e derivados, você é potencial candidado a desenvolver a intolerância. 
 
Veja quais são os sintomas de intolerância à lactose:
 
- Cãibras abdominais
 
- Cólicas abdominais
 
- Crescimento lento em bebês e crianças pode ser um sinal de intolerância ao leite e derivados. Consultar o médico é fundamental
 
- Desnutrição
 
- Diarreia
 
- Fezes flutuantes ou fétidas
 
- Gases e flatulência
 
- Inchaço abdominal
 
- Náuseas
 
- Perda de peso
 
Lembre-se: apesar do iogurte ter lactose, ela existe em menor quantidade, pois parte do açúcar já é fermentado. E, claro, com a falta do leite, é preciso suprir a necessidade de cálcio com outros alimentos. 
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário