Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Saúde bucal: idosos também podem precisar de aparelho ortodôntico

Tratamento contribui para a distribuição equilibrada dos dentes e adequação de espaços para implante dentário.

Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.

“A expectativa de vida aumentou e muito e as pessoas buscam viver melhor e com mais saúde para aproveitar esta fase especial”, destaca Gerson Köhler, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares. Assim como em qualquer idade, os idosos não devem deixar de lado os cuidados com a boca, os dentes e todas as estruturas relacionadas à área bucal.

Tratamento tem peculiaridades
O tratamento em pacientes idosos é diferente dos mais jovens, pois eles possuem alterações no tecido ósseo que sustenta os dentes e podem apresentar perdas dentárias, extensas restaurações e várias próteses ou implantes dentários.

“O tratamento ortodôntico é o método mais eficaz para a reabilitação bucal. É fundamental que o profissional leve em consideração as motivações e as necessidades do paciente, além dos fatores que podem causar limitações no tratamento”, aponta Juarez Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia facial que também compõe a equipe interdisciplinar.

O tratamento ortodôntico é indicado para a correção das anomalias dentofaciais (como o próprio nome diz, que atingem dentes e, consequentemente a face) e, com as estratégias corretas, os resultados são surpreendentes e muito satisfatórios nas partes estética e funcional.

“A intervenção em idosos deve ser mais suave e o aparelho deve exercer uma força menor sob os dentes. Quanto mais simples forem os procedimentos, mais fácil será lidar com o paciente e administrar todo o processo. É essencial elaborar um planejamento detalhado, com objetivos claros e dar todas as orientações necessárias para o paciente”, enfatiza Juarez que observa ainda que os idosos tem menos paciência com o tratamento e podem vir a interrompê-lo. Por isso o uso do aparelho ortodôntico nessa idade não deve ser muito prolongado.

Menor tolerância e problemas de saúde associados
A pouca tolerância é apenas um dos desafios enfrentados neste processo. A falta de motivação, a presença de enfermidades e o uso de remédios contínuos são obstáculos que não devem ser ignorados.

“Alimentação inadequada, fumo, ingestão em excesso de bebidas alcoólicas afetam a saúde bucal. A existência de doenças sistêmicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, e o uso de medicamentos são outros fatores que influenciam as condições da boca. Procurar um profissional especializado é imprescindível e o acompanhamento médico não deve ser interrompido”, afirma Gerson.

Além disso a quantidade de osso alveolar também pode dificultar a movimentação dos dentes. “Mesmo assim, com boa vontade e as técnicas certas é possível superar as barreiras”, acredita o ortodontista. O uso do aparelho ortodôntico pode visar à distribuição equilibrada dos dentes na boca, a adequação de espaços causados por perdas dentárias para o recebimento de prótese ou implante.

A correção desses problemas dentofaciais facilitam a higienização bucal, evitando a proliferação das bactérias que causam a gengivite e a doença periodontal.

Estética e saúde
A questão estética também é importante para aqueles mais vaidosos. “O envelhecimento precoce do rosto ocorre principalmente pelas alterações funcionais causadas pelas anomalias dentofaciais”, aponta Juarez.

“Os aparelhos estão cada vez mais modernos e discretos. Alguns modelos imitam a cor dos dentes, ficando praticamente imperceptíveis, outros, em casos seletos, podem ser colocados no lado interno, não ficando expostos”, acrescenta o profissional.

Além disso a respiração incorreta, por exemplo, realizada pela boca e não pelo nariz, provoca distúrbios do sono e envelhecem a face. “Com as correções, o rosto fica mais harmonioso e o paciente tem a sensação que rejuvenesceu alguns anos, elevando a sua auto-estima e contribuindo para o seu bem-estar”, completa

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário