Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dieta pode ajudar a largar o cigarro

Salmão grelhado é boa opção de almoço para quem está deixando o cigarro / Shutterstock
Salmão grelhado é boa opção para quem está deixando o cigarro
Refeições equilibradas acalmam que não consegue ficar longe do tabaco
 
Funcionários de empresas atendidas pela Risa refeições Industriais têm a sua disposição um programa de educação nutricional que traz uma dieta especial para quem quer deixar de fumar. Restringindo alguns alimentos e incluindo outros, a dieta ajuda a enfrentar a ansiedade dos primeiros tempos após a parada e favorece a manutenção do peso.

De acordo com a nutricionista Andressa Barbosa, as empresas buscam alternativas para que seus empregados tenham êxito em parar de fumar, as percebem que não basta apenas a força de vontade dos funcionários. Daí surgiu o programa ‘Viva Melhor’, que engloba várias atividades, inclusive a dieta.

Andressa explica que são retirados do cardápio os alimentos que “puxam” a vontade fumar, como frituras, doces, café, refrigerantes à base de cola, além de bebidas alcoólicas. “É essencial que se pare de consumir esses alimentos quando está começando a parar de fumar”, diz a nutricionista. Em contrapartida, são incluídos alimentos que ajudam a reduzir a vontade de fumar porque têm antioxidantes e interferem no paladar do cigarro. Aí entram leite puro, iogurte, frutas cítricas, alimentos de cor verde escura, como couve e brócolis.

Na pior fase, os dois primeiros meses, diz a nutricionista, é fundamental fazer entre cinco e seis refeições por dia, o que ajuda a combater a ansiedade da falta do cigarro.

Bem-sucedida
Gisele Mansur fumou 8 anos e começou a fazer a dite há um mês. Depois de várias tentativas de parar de fumar, ela diz que desta vez se sente mais segura de que conseguirá atingir seu objetivo.

“Estou menos ansiosa”, reconhece. Funcionária de uma das empresas atendidas pela Risa, ela segue a risca a recomendação de não comer frituras e doces e parou com o café e refrigerantes.

“As dicas das nutricionistas são importantes. Tomo muita água, faço os lanchinhos nos intervalos e masco cravo para tirar a vontade de fumar”, diz ela. A dieta ajudar também a encarar o medo de ganhar peso de quem para de fumar. “Estou conseguindo manter”, diz Gisele.

Dicas para reduzir a vontade de fumar

- Mascar cravo: segundo a nutricionista Andressa Barbosa, é um dos truques que mais ajudam.

- Beber muita água: tenha sempre uma garrafinha ao seu lado para não esquecer .

- Lanchinhos: coma uma cenoura ou uma maçã nas horas difíceis

Confira um cardápio para combater o fumo
 
Desjejum
Vitamina de frutas (bater no liquidificador um copo de leite desnatado, uma fruta da preferência e uma colher de sobremesa de aveia. Adoçante a gosto, se necessário). Uma ou duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro.

Colação
Um copo de suco antioxidante (ou uma maçã).

Almoço
Salada de folhas verdes e tomates temperados com azeite, limão e ervas.  Peixe grelhado, que pode ser salmão, atum ou pescada. Espinafre ou brócolis cozido e picado ao alho e cebola. Arroz integral, feijão ou lentilha, soja e grão-de-bico. Para a sobremesa, uma fruta.

Lanche da tarde 1
Uma banana, uma colher de sobremesa de gérmen de trigo, uma colher de chá de mel ou 1 taça de salada de frutas, 1 colher de sobremesa de mix de cereais ou iogurte magro, barrinha de cereais ou uma fruta, polenguinho light ou fruta fresca.

Lanche da tarde 2 (meia hora antes do jantar)
Um copo de suco de maracujá

Jantar
Salada de alface, agrião e cenoura com grão-de-bico, frango grelhado, creme de milho ou batata cozida. Para sobremesa, uma fruta.

Ceia
Uma xícara de chá de melissa, erva-doce, hortelã ou erva-cidreira, com 1 ou 2 torradinhas.
 
Fonte Viva Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário