Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mulheres que tomam anticoncepcional com drospirenona têm mais risco de desenvolver coágulos sanguíneos

Indústria farmacêutica alemã alterou tarja de pílula inserindo o alerta

Autoridades sanitárias americanas concordaram em revisar as tarjas de algumas pílulas anticoncepcionais, entre elas as comercializadas com o nome fantasia Yaz, da gigante farmacêutica alemã Bayer, para alertar para um risco possivelmente maior de aumentar o risco de desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

"As mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais com drospirenona (como a Yaz) podem correr um risco maior de desenvolver um coágulo no sangue", segundo uma nova tarja da Yaz divulgada na página da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

De acordo com o órgão regulador, alguns estudos reportaram que o risco de coágulos sanguíneos foi maior em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona do que nas que tomam pílulas anticoncepcionais que não contêm drospirenona.

Em nota, a FDA informa que os estudos revistos não proporcionaram estimativas consistentes sobre o risco comparativo de coágulos sanguíneos entre as pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona e as que não. Também não levaram em conta importantes características das pacientes (conhecidas e desconhecidas) que podem influenciar na prescrição e provavelmente influenciam no risco de coágulos sanguíneos.

"Por essas razões, não está claro se o risco maior de coágulos de sangue observado em alguns dos estudos epidemiológicos é, na realidade, devido ao fato de as pílulas anticoncepcionais conterem drospirenona", diz o comunicado.

A drospirenona é uma progestina sintética que pode suprimir a ovulação e, com isto, evitar a gravidez quando tomada sozinha ou combinada com um componente de estrogênio.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário