Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quebra cabeças, palavras cruzadas, artesanato – idosos que praticam atividades ou jogos que estimulam o raciocínio diminuem os riscos de desenvolver demência senil. Na realidade, aponta estudo, realizar este tipo de atividade não apenas previne como melhora o desempenho cognitivo como um todo.

O estudo envolveu idosos de 65 a 75 anos de idade que tinham boa audição e visão para conseguir completar todas as partes do treinamento. Os pesquisadores Chunbo Li e Wu Wenyuan, que lideraram a pesquisa, dividiram os voluntários em dois grupos. Um grupo participou do treinamento, que ocorreu duas vezes por semana, durante 12 semanas, mais uma “lição de casa”. O treinamento incluiu um sistema amplo de abordagem que envolveu exercícios para a memória e raciocínio como resolução de problemas, leitura de mapas, artesanato, educação para saúde e exercícios. O grupo controle teve as capacidades cognitivas medidas, mas não participou do treinamento. Após seis meses, todos foram avaliados novamente.

Segundo os resultados, divulgado no periódico BioMed Central, em comparação ao grupo controle, os idosos do grupo de treinamento apresentaram melhora no raciocínio, memória, linguagem e coordenação, mesmo quando avaliados novamente um ano após o término do treino.

“Este estudo mostra que a terapia de treinamento cognitivo pode prevenir o declínio mental entre os idosos saudáveis e ajudá-los a viver de forma independente”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário