Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Trabalho voluntário pode proporcionar vida mais longa e feliz

Trabalho voluntário pode proporcionar vida mais longa e feliz Charles Guerra/Agencia RBS
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Voluntariado está associado a melhorias na saúde mental
Pesquisa aponta que voluntários apresentam níveis mais altos de bem-estar
 
Tornar-se um voluntário pode ajudar não só outras pessoas a se sentirem bem, como pode melhorar a sua saúde mental e te proporcionar uma vida mais longa. É o que afirma um novo estudo publicado hoje no periódico BMC Public Health.
 
Em uma análise de 40 trabalhos acadêmicos reunidos pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, os pesquisadores descobriram que os voluntários experimentam níveis mais baixos de depressão e altos níveis de bem-estar e satisfação com a vida, de acordo com os relatórios de suas auto avaliações, mas os resultados finais ainda precisam ser confirmados por testes. Os voluntários eram 20% menos propensos a morrer nos próximos quatro a sete anos, se comparados à média.
 
O voluntariado é tido como algo especialmente bom para a saúde física dos idosos, incentivando-os a permanecer ativos e a passar mais tempo fora de casa. Mas os jovens também experimentam benefícios vindos dessa atividade. Um estudo à parte realizado nos EUA, e publicado este ano no periódico JAMA Pediatrics, associou o voluntariado com a melhoria da saúde cardiovascular de alunos do ensino médio.
 
Os motivos por trás do voluntariado incluem querer "dar algo de volta" para a comunidade, mas quando os voluntários sentiram que não estavam "recebendo algo em troca", em retorno, o impacto positivo se mostrou mais limitado, explicaram os pesquisadores.
 
Estima-se que 22,5% das pessoas na Europa dedicam um pouco do seu tempo livre ao voluntariado, em comparação a 27% nos Estados Unidos e 36% na Austrália.
 
A pesquisadora chefe Suzanne Richards afirmou:
 
— Nossa revisão sistemática mostra que o voluntariado está associado a melhorias na saúde mental, porém é necessário mais trabalho para determinar se o voluntariado é realmente a causa. Ainda não está claro se os fatores biológicos e culturais e os recursos sociais, que são frequentemente associados a melhores condições de saúde e sobrevivência, também estão ligados a uma vontade de se voluntariar em primeiro lugar.
 
Um estudo separado da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, anunciado em junho, constatou que o voluntariado pode melhorar a saúde do coração, reduzindo a pressão arterial.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário