Injeções de percarbonato de sódio produzem oxigênio capaz de alimentar tecidos quando o fluxo sanguíneo é interrompido
Pesquisadores da Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, demonstraram que um composto presente em detergentes comum de roupas é capaz de preservar o tecido muscular após uma lesão grave.
A equipe espera que o composto que gera oxigênio pode um dia ajuda a salvar e reparar membros e tecidos.
O estudo realizado com ratos mostrou que injeções de percarbonato de sódio composto (SPO) podem produzir oxigênio suficiente para ajudar a preservar o tecido muscular quando o fluxo sanguíneo é interrompido.
"Alguns detergentes comerciais geram bolhas de oxigênio para ajudar a limpar as roupas ou remover manchas. Nós modificamos o material para que possa ser injetado no músculo e dar um impulso de oxigênio para retardar sua morte até a cirurgia e restaurar o fluxo sanguíneo. Aplicações potenciais incluem o tratamento de amputações, lesões por esmagamento de acidentes de carro ou até mesmo lesões causadas por explosão", afirma o coautor Benjamin Harrison.
SPO é uma combinação de carbonato de sódio e moléculas de peróxido de hidrogénio. Na presença de água, decompõe-se em oxigênio e outros sais. A formulação atual utilizada pelos pesquisadores gera oxigênio por cerca de três horas.
"Normalmente, quando o fluxo de sangue para o tecido muscular é reduzido devido a uma lesão grave, o músculo começa a morrer. Fornecer oxigênio extra para músculos privados de oxigênio após lesão é atualmente um grande desafio médico", destaca Harrison.
O projeto atual mediu os efeitos da injeção de SPO em músculos sedentos.
Os resultados mostraram que SPO foi eficaz na preservação da função e da homeostasia nos músculos privados de oxigênio.
A equipe afirma que mais trabalho é necessário para determinar se SPO será eficaz nos músculos maiores e podem ser dispersos por todo o músculo, assim como se pode ser aplicado em humanos.
isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário