Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atendimento a usuários de droga de São Bernardo é referência internacional

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas em São Bernado do Campo, São Paulo
Foto: Prefeitura de São Bernado do Campo
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas
em São Bernado do Campo, São Paulo
Município apresentou experiências no atendimento às pessoas em uso abusivo de álcool e drogas em conferência latino-americana
 
A experiência do município de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, no atendimento às pessoas em uso abusivo de álcool e drogas foi relatada pela psicóloga e secretária adjunta da Secretaria de Saúde do município, na IV Conferência Latino-americana sobre Políticas de Drogas, realizada na última semana, em Bogotá, na Colômbia. São Bernardo foi o único município brasileiro a relatar sua experiência.
 
Convidada pelos organizadores do encontro, ela integrou o painel sobre "Políticas de drogas nos cenários locais", no qual teve a oportunidade de falar sobre os projetos de saúde mental voltados a usuários de drogas de São Bernardo, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas, que funcionam em regime 24 horas, as repúblicas terapêuticas, nas quais os usuários ficam abrigados provisoriamente, o Nutrarte, núcleo de geração de renda, e o Consultório de Rua, unidade móvel que percorre os pontos de consumo de drogas e álcool para o oferecimento de cuidados em saúde.
 
A IV Conferência Latino-americana sobre Políticas de Drogas é considerada o maior encontro da América Latina sobre o tema e reuniu representantes de governos e agências multilaterais, organizações não governamentais e especialistas de vários países.
 
Esta quarta edição teve como objetivos promover o intercâmbio entre acadêmicos, gestores da saúde e representantes da sociedade civil sobre as estratégias de prevenção e tratamento adotadas nos diferentes países e debate do problema sob o enfoque dos direitos humanos. O Brasil esteve representado por técnicos do Ministério da Saúde, instituições acadêmicas e ONGs.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário