Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de maio de 2014

Hormônio do sono pode fortalecer os ossos

Hormônio do sono pode fortalecer os ossos Inmagine Free/Divulgação
Foto: Inmagine Free / Divulgação
Remédio natural para problemas do sono, melatonina ajudaria a prevenir porosidade óssea
 
Uma nova descoberta sobre a relação entre os ritmos circadianos e a degeneração óssea pode significar que a chave para a prevenção da osteoporose estaria presente em uma fonte inesperada: a melatonina.
 
Um estudo liderado por Faleh Tamimi, professor da escola de odontologia da universidade de McGill, em Montreal, descobriu que uma dose adicional do hormônio natural fortalecia os ossos de camundongos idosos. Conhecida como um regulador do ritmo circadiano, a melatonina pode inibir a atividade dos osteoclastos, células ósseas noturnas que estimulam o enfraquecimento dos ossos.
 
— À medida que envelhecemos, a qualidade do sono piora, o que significa que os osteoclastos estão mais ativos. Isso leva à aceleração do processo de porosidade do osso— afirma Tamimi.
 
No estudo, camundongos machos com 22 semanas de idade foram acompanhados na Universidade de Madri, tendo recebido suplementos de melatonina diluídos na água. Após 10 semanas, o equivalente a cerca seis anos humanos, os testes de densidade e de volume ósseo revelaram um aumento em ambos os fatores e quase nenhuma mudança no grupo de controle.
 
Apesar dos resultados positivos, Tamimi afirma que estudos adicionais seriam necessários para determinar se uma dosagem adicional do hormônio do sono ajudaria a prevenir a porosidade do osso ou a reverteria.
 
— Enquanto não houver mais pesquisas e testes clínicos para determinar exatamente como a melatonina funciona, não podemos recomendar que pessoas com osteoporose simplesmente tomem suplementos do hormônio— explica o pesquisador.
 
A melatonina é produzida pela glândula endócrina. Quando passa para as células receptoras, ela provoca o sono ao diminuir a temperatura corporal. Considerado um remédio natural para os problemas de sono, pode ser encontrada no Brasil em lojas de suplementos vitamínicos ou importada através da internet.

Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário