Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Brincadeira do desmaio pode provocar parada cardíaca e levar à morte

Reprodução/Rede Record: Brincadeira pode levar a
 morte caso participante já tenha problemas cardíacos
Durante a travessura, batimentos cardíacos diminuem e pessoa pode perder a consciência
 
Uma brincadeira cada vez mais comum tem colocado em risco a vida de vários adolescentes. De acordo com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), a mania de prender a respiração uns dos outros até o desmaio pode levar à morte, caso a criança ou o adolescente tenha algum tipo de predisposição à doença cardíaca.
 
Segundo o cardiologista e diretor do Centro de Treinamento em Emergências da Socesp, Agnaldo Pispico, a “brincadeira” normalmente tem duas etapas: a primeira onde o adolescente que quer desmaiar segura a respiração e provoca uma apneia voluntária, ou seja, uma falta de oxigenação. Em seguida, outro colega prende a respiração, mecanicamente, do primeiro que segurava o ar, provocando uma maior restrição da entrada de ar nos pulmões.
 
― O nível de oxigenação sanguínea cai muito, os batimentos cardíacos diminuem e acontece a perda da consciência.
 
De acordo com o especialista, as consequências são, além do risco de queda com a possibilidade de bater a cabeça, uma crise de convulsão por hipóxia (falta de oxigênio), bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) e até uma parada cardíaca por falta de oxigenação.
 
― Eles correm risco de vida, se não forem socorridos em tempo. Quando uma pessoa tem uma parada cardíaca, a cada minuto ela perde 10% de chances de sobreviver. Se nada for feito em 10 minutos, essa pessoa morre.

Assista ao vídeo:


 
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário