Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de março de 2015

Formigamento nas mãos pode ser inofensivo ou indicar doenças

Diabetes e inflamações nos nervos estão entre as causas do sintoma

Por Dr. Andre Felicio Neurologista - CRM 109665/SP

Quem nunca sentiu formigamento nas mãos? Você bate o cotovelo em uma parede e, pronto, percebe um formigamento ou choque na sua mão, normalmente envolvendo o quarto (anular) e quinto dedo (mindinho). Ou após uma longa corrida em um dia de frio a mesma coisa: mãos formigando.
 
Finalmente, você fica com os braços levantados por muito tempo e, novamente, formigam os seus dedos.
 
Existem várias situações que cursam com formigamento nas mãos, a maioria sem um significado clínico. Entretanto, é necessário ficar atento para causas neurológicas de formigamento. Mas, primeiro, como definimos formigamento? Para o neurologista, formigamento é uma "sensação sem estímulo". Como assim? O indivíduo tem uma sensação normalmente desagradável, por exemplo, nas mãos, mas que ocorre na ausência de um estímulo mecânico local, por exemplo, tato. Tecnicamente, formigamento é o que chamamos de "parestesia".
 
Dentre as principais causas neurológicas de "parestesias" nas mãos destacam-se aquelas secundárias ao acometimento dos nervos periféricos, que têm sua origem na medula espinhal, nas raízes nervosas sensitivas e motoras, formam plexos (um grupo de troncos nervosos) e depois terminam nos nervos propriamente ditos, por exemplo, nervo radial, nervo mediano ou nervo ulnar.                            
 
Os nervos são estruturas que carregam informações da periferia para o sistema nervoso central (SNC), mas também conduzem informações do SNC para periferia. Doenças como diabetes, problemas renais, distúrbios da tireoide e deficiências de vitaminas são causas metabólicas conhecidas de formigamento, por acometimento dos nervos periféricos.
 
Doenças inflamatórias como vasculites (inflamação dos vasos) também podem ser causa de formigamento. Traumas locais por qualquer tipo de acidente e, finalmente, infecções também pode provocar parestesias. Sobre infecções dos nervos periféricos, ainda preocupa a hanseníase, provocada por um bacilo da mesma família do bacilo da tuberculose. 
 
Cabe lembrar que formigamento nas mãos pode ser um fenômeno bilateral ou unilateral, simétrico ou assimétrico, agudo ou crônico. Embora existam causas de formigamento que não significam problema algum, uma boa recomendação seria procurar auxílio médico sempre que o sintoma não melhorar sozinho ou não houver justificativa óbvia para sua origem.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário