Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Menstruação atrasou? Além de gravidez, pode ser insônia e alteração na tireoide



Gravidez

Se a mulher teve relação sexual e a menstruação não veio, o
primeiro passo é fazer um teste para descobrir se espera ou não um bebê. O
exame pode ser feito após mais de três dias de atraso, explica o ginecologista
e responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês, Carlos
Alberto Petta.
— O próprio teste de farmácia já poderá apontar se a mulher
está ou não grávida. Caso dê negativo, começamos a pensar nos outros motivos
Thinkstock
Especialistas explicam as causas que podem mudar o ciclo
 
Quando a menstruação atrasa a primeira coisa que vem à cabeça é: gravidez. Mas calma! De acordo com especialistas consultados pelo R7 , diversos motivos podem atrasar o ciclo, como estresse, insônia e até desequilíbrio hormonal.
 
Veja a seguir!
 
Gravidez
Se a mulher teve relação sexual e a menstruação não veio, o primeiro passo é fazer um teste para descobrir se espera ou não um bebê. O exame pode ser feito após mais de três dias de atraso, explica o ginecologista e responsável pelo Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês, Carlos Alberto Petta.

— O próprio teste de farmácia já poderá apontar se a mulher está ou não grávida. Caso dê negativo, começamos a pensar nos outros motivos.
 
Síndrome do ovário policístico
De acordo com especialista em reprodução humana, o ovário policístico é a consequência de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos nos ovários. A mulher com essa síndrome ovula com menor frequência e, geralmente, em ciclos irregulares.

 — Toda mulher tem folículos dentro do ovário. No ciclo, um deles cresce e se rompe, isso é chamado ovulação. O folículo da mulher com ovário policístico não cresce e a mulher não ovula. Com isso, ela fica sem menstruar e também tem dificuldades para engravidar.
 
Alterações na tireoide
Um dos primeiros sintomas de alteração na tireoide é a irregularidade na menstruação, afirma o especialista do Sírio Libanês.

— Há irregularidades quando a tireoide funciona de mais ou funciona de menos. Quanto é de menos [hipotireoidismo] poderá haver uma alteração nos hormônios que controlam o ovário. Quando funciona de mais [hipertireoidismo], muitas vezes, atrapalha o metabolismo dos hormônios sexuais. Isso não apenas provoca atrasos, como também deixa o organismo com ciclos menstruais muito curtos, com menos de 25 dias, e pode ser um problema.
 
Alterações hormonais 
Descartada a gravidez, uma falha ou alteração menstrual é o primeiro sinal de algum problema hormonal. De acordo com o chefe do núcleo de ginecologia do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda, essas alterações podem interferir na regularidade da menstruação e até mesmo ocasionar atrasos.  
 
― As alterações hormonais interferem na produção dos hormônios femininos [estrogênio e progesterona] ou mesmo sua disponibilidade para as células do organismo. As mais comuns são os aumentos de um hormônio chamado prolactina [hormônio do leite humano que afeta os hormônios que estimulam o ovário] e a Síndrome dos Ovários Policísticos.
 
A menstruação atrasa e a primeira coisa que você pensa é se pode estar grávida, não é mesmo? Mas você sabia que a gravidez não é o único motivo para os atrasos? Estresse, insônia, doenças no aparelho reprodutor e até mesmo o uso de alguns medicamentos podem interferir no ciclo menstrual.    
 
Para responder a algumas dúvidas e esclarecer as principais causas para os atrasos na menstruação, o R7 entrevistou o chefe do Núcleo de Ginecologia do Hospital Samaritano, Edilson Ogeda. Veja!
 
Insônia, estresse, ansiedade e trauma
Além dos problemas hormonais, o estilo de vida, como estresse e insônia, também pode provocar atraso na menstruação.
 
Segundo Ogeda, esses problemas “interferem no eixo chamado hipotálamo-hipófise-ovário, que promove um desarranjo na produção hormonal e acarreta uma modificação no ciclo”.
 
Petta chama atenção também para a ansiedade e o trauma.
 
— Um dos exemplos é que é comum ver adolescentes de uma mesma sala de aula menstruarem todas juntas. Geralmente, isso ocorre após a realização de um evento importante, como uma prova. Os traumas incluem morte de entes queridos, guerras, abusos etc...
 
Esquecer de tomar a pílula 
Mulheres que usam anticoncepcional e esquecem de tomar por alguns dias também estão sujeitas ao atraso menstrual, de acordo com o médico do Hospital Samaritano.

 ― A falta de regularidade no uso dos contraceptivos pode trazer irregularidade menstrual, atrasos menstruais, sangramentos no meio da cartela e falha no método contraceptivo, tendo como resultado uma gravidez não planejada.
 
Avalie o atraso
Antes de avaliar se o atraso é ou não preocupante preste atenção no ciclo menstrual, pois ele “varia de mulher para mulher”, explica Petta.
 
— Consideramos ciclos normais aqueles com intervalos de 25 a 35 dias entre uma menstruação e outra. Cada mulher tem sua característica. Então, se menstruar até 35 dias está tudo dentro do normal.
 
Pequenos atrasos de um, dois ou até três dias são relativamente comuns. Mas um atraso de uma semana já chama atenção.  É necessário também avaliar se esse atraso é constante ou esporádico. A mulher não precisa ovular todo o mês. Um ou dois meses no ano que ela não ovule está dentro da normalidade.
 
Os ciclos menstruais costumam atrasar ou sempre são regulados?   
Ogeda afirma que a maioria das mulheres possuem ciclos menstruais regulares, que podem variar em alguns dias durante os meses.  

— Isso é normal. Nestas mulheres de ciclos menstruais regulares, podem ocorrer, eventualmente e ocasionalmente, atrasos menstruais desprovidos de problemas ou quaisquer outras preocupações. Isso também é normal. As mulheres que apresentam irregularidade menstrual com atrasos menstruais frequentes possuem alguma patologia que necessita ser investigada e adequadamente tratada.
 
Na dúvida, procure ajuda médica
Se o atraso passar dos dias aceitáveis, Ogeda afirma que o ideal é procurar um ginecologista.

— O médico fazer a correta investigação, com exames de dosagem hormonal, teste de gravidez e mesmo exames de imagem.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário