Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

OMS pede utilização de seringas inteligentes para evitar disseminação de doenças

De acordo com os levantamentos da OMS são aplicadas
 16 bilhões de injeções a cada ano
Exemplares quebram após uma utilização e evitariam infecção de milhões de pessoas por doenças como HIV e hepatite
 
Rio - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta segunda-feira que seringas que quebram após uma utilização sejam usadas para prevenir a disseminação de doenças fatais. Segundo a entidade, a reutilização leva anualmente à infecção de cerca de dois milhões de pessoas por doenças como HIV e hepatite.
 
A OMS publicou suas novas diretrizes sobre injeções e assegurou que "milhões de pessoas poderiam se proteger contra infecções transmitidas por injeções se todos os programas de saúde utilizassem seringas de uso único".
 
A mudança exigiria investimentos. Enquanto as seringas convencionais custam entre 0,03 e 0,04 dólar, as novas seringas, chamadas "inteligentes", custam, no mínimo, o dobro. Mas, como pondera a própria entidade, seria mais barato do que tratar as doenças propagadas pela reutilização.
 
A chefe da equipe da OMS para a segurança das injeções, Selma Khamassi, disse ao site da BBC que a expectativa é ajudar a evitar os 1,7 milhões de novos casos de hepatite B, 300.000 de hepatite C e 35 mil de HIV a cada ano, além de doenças como o ebola e doença de Marburg.
 
Outros dados apresentados pela OMS mostram 16 bilhões de injeções são aplicadas a cada ano, mas 90% delas são utilizadas para medicamentos. E, nestes casos, poderiam ser substituídas por pílulas.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário