Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de abril de 2014

O papel das sementes e grãos na alimentação

Reprodução
As sementes são estudadas, principalmente, pelo alto valor nutricional e por agregarem nutrientes na alimentação diária
 
Elas são fontes de boas gorduras, principalmente, ácidos graxos, ômegas 3 e 6, como as de linhaça, gergelim, chia e girassol, e minerais importantes (cálcio e magnésio), como as de abóbora e gergelim. As sementes têm uma valorização maior nos ácidos graxos (boas gorduras) e grãos num misto de proteínas vegetais e carboidratos.
 
Benefícios
As sementes têm ação antioxidante e ajudam no equilíbrio hormonal e a emagrecer, pois são ricas em nutrientes e formam aquele gel no estômago, aumentando a saciedade.
 
A chia é rica em macronutrientes, compostos bioativos, fibras dietéticas e ácidos graxos poli-insaturados. Além disso, tem um teor considerável de vitaminas do complexo B (riboflavina,niacina,tiamina) e minerais (cálcio,fósforo,potássio,zinco,e cobre). Apresenta maior teor de proteínas quando comparada a outros grãos, como quinua, aveia, amaranto, trigo, cevada e arroz.
 
Reduz colesterol = pela boa concentração de ômegas
 
Controla a glicemia = controla a liberação mais lenta da glicose no sangue
 
Desintoxica = aumenta a frequência evacuatória e a eliminação de toxinas
 
Sugestão para consumo
A chia (1 colher de sopa)  deve ser usada junto com fruta no lanche da tarde  ou com a  salada  no almoço ou jantar.
 
A semente de girassol tem o óleo também rico em ômega 9, uma gordura que faz bem para o corpo. Por isso, consegue prevenir o colesterol ruim e evita o acúmulo de gordura na região da barriga. É indispensável no transporte de gorduras do sangue, promovendo a limpeza de gorduras saturadas sanguíneas. Rica em fibras, a semente é capaz de tornar a digestão mais demorada. Isso reduz a vontade de comer. Quando chegam ao intestino, as fibras do girassol diminuem a absorção de açúcares e gorduras. Outro benefício é o aumento da produção do hormônio serotonina no corpo. Ele proporciona uma sensação de bem-estar, que aumenta a energia e combate o desânimo.
 
Sugestão para consumo
Triture a semente e utilize polvilhada sobre arroz integral, uma salada folhas ou com frutas.
 
A linhaça apresenta os ácidos graxos essenciais (55% de Ômega 3 , 14,5% de Ômega 6 e 18,6% de Ômega 9). O óleo de linhaça contém Lignana, substância responsável pelo restabelecimento do hormônio sexual estrogênio, que cai bruscamente na menopausa. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas como esses hormônios femininos, só que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose. As substâncias, presentes em todas as células e construídas por elas a partir dos ácidos graxos mono e poli-insaturados, ajudam a regular hormônios e melhoram o nível de serotoninas cerebrais, que controla o sistema nervoso, baixando o nível de ansiedade e diminuindo a compulsão alimentar.
 
Sugestão para consumo
Pode ser utilizada 1 colher de sobremesa da semente com suco batido pela manhã. À noite, deixe 1 colher de sopa da semente de molho num copo de água para formar o gel e coma para melhorar  a ação do intestino.
 
O grão da quinua é uma boa fonte de proteína vegetal. Possui uma combinação de aminoácidos que estão presentes no arroz e no feijão. Cada grão contém vinte aminoácidos diferentes, entre eles, a metionina e a lisina. Com boa absorção no organismo, é muito boa para recuperar e manter músculos, que é uma exclusividade em  alimentos de origem animal. Por isso, para quem não consome carne, é bom aproveitar desses benefícios. Além disso, é uma excelente fonte de carboidratos com baixo índice glicêmico, isso significa que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, fazendo com que a produção de insulina no organismo diminua, evitando o estoque de gorduras indesejáveis. Possui vitaminas, sais minerais e gordura.
 
Sugestão para consumo
Grãos de quinua podem ser utilizados em sopas. Uma boa sopa de hortaliças e verduras com 3 colheres de sopa de quinua em grãos  aumentam a saciedade. Outra forma de consumir são os flocos de quinua com salada de frutas.
 
O amaranto possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). É altamente nutritivo, além de um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático através de sua fração proteica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. O amaranto tem vários componentes que podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes.
 
É ótima fonte de fibras (15g em 1 ½ colher de sopa), zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo). Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular – sistema imunológico. Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo. O alto valor proteico – de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais – e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.
 
Sugestão para consumo
Pode ser usado todos os dias. Uma boa dica é usar pelo menos 2 colheres de sopa dos flocos do amaranto polvilhando as frutas ou batido no liquidificador. O excesso pode aumentar a movimentação do intestino.
 
A semente de abóbora é rica em zinco, cálcio e magnésio, importantes minerais para a manutenção do equilíbrio metabólico dos açúcares e gorduras. Como é rica em zinco, pode ser considerado um alimento útil para fertilidade. A semente de abóbora também é fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e ferro. Rica em potássio, também ajuda no combate a hipertensão arterial.
 
Uma forma prática de utilizá-la é como farinha. Para fazer, coloque as sementes para secar, torre um pouco no forno e, em seguida, processe.
 
Sugestão para consumo
A recomendação é que se utilize 2 colheres de sobremesa de farinha de semente de abóbora por dia, em sopas, feijão ou lentilha.

Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário