Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Confira atitudes que devem ser evitadas na alimentação diária

Confira atitudes que devem ser evitadas na alimentação diária Divulgação/RBS TV
Foto: Divulgação / RBS TV
Café da manhã é a principal refeição do dia e precisa
 ser completo
Produtos industrializados, ricos em corantes e conservantes, são os principais vilões
 
Quem nunca exagerou na comilança durante uma semana e depois tentou recuperar a boa forma através de dietas restritivas? Ou afirma que mantém uma má alimentação por causa das inúmeras atividades que precisa realizar no dia-a-dia, seja no trabalho ou em casa? Manter uma dieta balanceada é fundamental para estarmos saudáveis.
 
— É preciso evitar os produtos que atuam causando danos no nosso organismo. Os industrializados são os principais vilões, pois são cheios de corantes, conservantes, aromatizantes, substâncias químicas que podem levar a reações alérgicas. Além disso, impedem que o corpo funcione com toda a potência— explica a nutricionista Ana Huggler.
 
O excesso de sódio e açúcar são outros inimigos da nossa saúde. Ingerir mais sal do que o necessário pode não apenas levar a retenção de líquidos corporal e, obviamente, contribuir para o sobrepeso, mas também aumentar a pressão arterial, elevar o risco de doenças nos rins e cardiovasculares como o infarto e o AVC. Já o açúcar, quando consumido em grandes quantidades e com frequência, pode agravar o desenvolvimento de diabetes.
 
A nutricionista ressalta ainda que para uma melhor qualidade de vida é preciso ter disciplina com a alimentação.
 
— Realize trocas inteligentes, substituindo, por exemplo, temperos prontos por temperos naturais como alecrim, manjericão e cebolinha. Outra dica é diminuir a quantidade das refeições para não provocar a distensão do estômago— orienta a especialista.
 
Veja outras cinco atitudes que devem ser evitadas para manter saúde e corpo em dia:
 
Não tomar café da manhã
O café da manhã é a principal refeição, pois é por meio dela que o corpo obtém energia para gastarmos no decorrer do dia. Além disso, impede a perda muscular, ativa o metabolismo e ainda inibe o apetite para as demais refeições. Sendo assim, ele precisa ser completo com vitaminas, carboidratos, minerais e proteínas.
 
Ingerir líquidos no almoço e na janta
Quando bebemos água, sucos ou refrigerantes nas principais refeições, estes atrapalham no funcionamento do ácido clorídrico, responsável pela nossa digestão, pois o mesmo se dilui nestes líquidos. Além disso, provoca distensão abdominal - em decorrência do aumento do estômago.
 
Pular as refeições
É importante se alimentar em intervalos de três horas para não provocar um desaceleramento do metabolismo. O mesmo se mantém em pleno funcionamento quando fracionamos a dieta, ou seja, quando o estômago percebe que está recebendo novos alimentos, estimulando o gasto calórico e evitando a elevação do peso.
 
Mastigar depressa
Ingerir os alimentos rapidamente é um erro muito comum por causa da correria do dia-a-dia. No entanto, de acordo com Ana, uma mastigação devagar contribui para uma boa digestão porque o processo fica mais rápido. Com a trituração bem feita já na boca, a saciedade aumenta com menor quantidade de comida, propiciando o emagrecimento.
 
Não comer frutas e verduras
Estes itens são essenciais na nossa alimentação diária, pois é por meio deles que o corpo recebe vitaminas e nutrientes necessários para o seu funcionamento. Também proporcionam maior saciedade, evitando que o consumo de alimentos calóricos seja maior.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário