Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mantenha a pele do rosto saudável mesmo no calor do verão

Mantenha a pele do rosto saudável mesmo no calor do verão Gaba-Tox/Divulgação
Indústria cosmética atual é show de tecnologia e eficácia,
procure investir em produtos de boa qualidade
Alguns cuidados devem ser tomados para que a pele não sofra com a mais quente das estações
 
O verão é a estação mais quente do ano, por isso a pele do rosto é uma das que mais sofre com a exposição ao sol. Além de ficar mais sujeita à radiação, a pele também tende a ficar mais oleosa.

Apesar de todos os efeitos notados, a esteticista Cristiane Cemim garante que se os cuidados forem diários, é possível passar ilesa pelos dias mais quentes. A lista de dicas e cuidados começa com o filtro solar.

— O correto é renovar sua aplicação a cada três horas. Hoje existem os cremes multiativos: hidratante, nutritivo, filtro solar com fator de proteção alto (acima de 50FPS) e ainda maquia, pois é base também — sugere Cristiane.

Outra dica é na hora de passar o filtro solar.

— Não se esqueça de espalhar muito próximo ao couro cabeludo, nas orelhas, nos sulcos nasais, no pescoço e colo. Aos homens que têm falhas de cabelo ou estão carecas, lembrar de usar o filtro nessas regiões também — diz.

Para as pessoas que sofrem com problema de oleosidade na pele a recomendação é limpar o rosto várias vezes ao dia.

— Sem esfregá-lo, apenas com leves toques de algodão umedecido e, de preferência, sem enxugá-lo após. Para as mulheres que usam maquiagem, podem usar essa dica apenas nas regiões que mais acumulam oleosidade. Pode-se também optar por borrifar água mineral gelada — recomenda a esteticista.

Ela lembra ainda que não se deve passar gelo, pois pode aumentar as telangiectasias (vasos sanguíneos dilatados) ou rosáceas (doença de origem vascular que provoca distúrbios da circulação sanguínea no rosto). Os cuidados devem se estender ao longo do dia.

— Pela manhã, o ideal é procurar usar cremes ou loções com função protetora. À noite, deve-se usar cremes ou séruns com função regeneradora, pois é quando todo nosso organismo irá reconstruir e renovar o que foi agredido durante o dia. Não se deve nunca ir dormir com resíduos no rosto. Isto vale para as mulheres que usam maquiagem e para homens também, pois recebem vários tipos de impurezas no rosto — explica.

Apesar de parecer complicado, Cristiane garante que a rotina diária com o rosto está cada vez mais simples, devido aos cremes com múltiplas ações ou ainda os demaquilantes que também já tonificam.

Na hora de escolher quais produtos devem ser utilizados é preciso procurar um profissional para saber qual é o ideal para cada tipo de pele. Para quem gosta de fórmulas caseiras e receitas da vovó, Cristiane afirma que pouco adiantam e podem até trazer danos à pele.

— Pouco tempo atrás, dizia-se que uma mistura com açúcar ou mel e alguma fruta (abacate, mamão) tinha função esfoliante e hidratante. Estudos comprovaram que açúcar e mel têm uma forma molecular que causa ranhuras na pele, deixando-a, no futuro, mais fragilizada e envelhecida — conta.

Segundo ela a melhor receita caseira para pele é água, por ingestão ou por uso tópico.

— Além do mais, a indústria cosmética atual dá um show de tecnologia e eficácia, vale a pena investir em cosméticos de qualidade — aconselha a especialista.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário