Alex Carvalho/TV Globo Abraços podem proteger pessoas do resfriado |
Pesquisadores americanos descobriram um jeito diferente de evitar resfriados. Além de lavar as mãos, descansar bastante e evitar lugares públicos, você pode dar abraços para manter a gripe longe.
Os cientistas da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, verificaram que abraços agem como uma forma de apoio social, protegendo pessoas estressadas de ficar doente. Eles descobriram que os pacientes que recebiam mais abraços tinham resfriados menos graves.
— Sabemos que pessoas que vivem em conflitos são menos capazes de combater os vírus do resfriado. Testamos se a percepção de apoio social é igualmente eficaz em nos proteger da suscetibilidade induzida pelo estresse de infecção — explicou Sheldon Cohen, um dos responsáveis pelo estudo.
O estudo acompanhou 404 adultos saudáveis durante 14 dias. Os participantes foram intencionalmente expostos a um vírus de resfriado e monitorados em quarentena para avaliar a infecção e os sinais da doença.
Os resultados mostraram que o apoio social reduziu o risco de infecção associado ao estresse. Os abraços foram responsáveis por um terço da percepção do efeito protetor de apoio social.
— Isso sugere que abraçar uma pessoa de confiança pode ser uma maneira eficaz de transmitir apoio. O aumento da frequência de abraços pode reduzir os efeitos nocivos do estresse — disse.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário