Pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional |
Mulheres com sobrepeso com baixos níveis do hormônio adiponectina antes da gravidez são quase sete vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional, de acordo com estudo do Instituto Kaiser Permanente, nos EUA.
O estudo, publicado na revista Diabetes Care, sugere que a adiponectina protege contra a resistência à insulina, a inflamação e doenças do coração.
Usando um sistema eletrônico de registros de saúde, os pesquisadores identificaram retrospectivamente cerca de 4 mil mulheres que doaram amostras de sangue entre 1985 e 1996, durante exames de rotina e, posteriormente, deram à luz a um bebê.
Entre esse grupo, 256 mulheres desenvolveram diabetes gestacional durante a gravidez, e 497 não. Os pesquisadores descobriram que as mulheres com peso normal, com baixos níveis de adiponectina, foram 3,5 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional do que aquelas com níveis normais do hormônio. Além disso, as mulheres obesas com altos níveis de adiponectina foram 1,7 vezes mais propensas a desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez, enquanto aquelas com níveis mais baixos eram 6,8 vezes mais propensas.
"Nossas descobertas indicam que intervenções importantes podem ser possíveis antes mesmo de uma mulher ter um filho. Os níveis de adiponectina são fáceis e baratos de serem medidos e podem, potencialmente, ser utilizados para identificar as mulheres que estão em risco de diabetes gestacional", conclui a pesquisadora Monique M. Hedderson.
Isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário